Mudança na prática docente: incentivando o protagonismo discente

liane much, Kauana Martins Bonfada, Eduardo Adolfo Terrazzan

Resumo


O presente trabalho caracteriza-se como um relato circunstanciado sobre a prática docente desenvolvida por um dos autores (LNM), que tem por objetivo divulgar uma experiência pedagógica que incentivou o protagonismo de estudantes de uma escola da Educação Básica. Defendemos que para haver efetivas mudanças na educação escolar, faz-se necessário que as práticas docentes ultrapassem a mera transmissão de conteúdos. Com a finalidade de significar os conteúdos, alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual localizada na cidade de Santa Maria/RS, no ano de 2016, foram desafiados a construirem revistas digitais sobre assuntos trabalhados no componente curricular de Geografia, por exemplo, aspectos culturais de povos de diferentes continentes. A atividade proposta logrou êxito, ao perceber-se: (1) o engajamento e cooperação entre os alunos; (2) a criatividade dos trabalhos elaborados; (3) as aprendizagens construídas sobre conteúdos específicos do componente curricular; (4) bem como conhecimentos construídos sobre a utilização de diferentes recursos tecnológicos (programas e ferramentas digitais). Podemos afirmar que essa prática docente foi exitosa, pois permitiu aos educandos se perceberem como protagonistas de suas aprendizagens

Palavras-chave


Prática Docente; Protagonismo Discente; Geografia

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: dicionário de língua portuguesa. 8ªed. Curitiba: Positivo, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

PORLÁN, Rafael, MARTÍN, José. El Diário del Profesor: um recurso par la investigación em el aula. Sevilla,PRT;Díada, 4ed, 1997.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados,1994.

VIEIRA, Rui Marques, VIEIRA, Celina. Estratégias de Ensino/Aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Instituto Piaget.2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v4i0.805

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 liane much, Kauana Martins Bonfada, Eduardo Adolfo Terrazzan

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade

e-ISSN: 2525-7870

Facebook - Twitter - Instagram

Endereço eletrônico: relacult@claec.org


Qualis CAPES: B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

Responsável Editorial:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

www.claec.org/editora

Endereço eletrônico: editora@claec.org