Mudança na prática docente: incentivando o protagonismo discente
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.805Palavras-chave:
Prática Docente, Protagonismo Discente, GeografiaResumo
O presente trabalho caracteriza-se como um relato circunstanciado sobre a prática docente desenvolvida por um dos autores (LNM), que tem por objetivo divulgar uma experiência pedagógica que incentivou o protagonismo de estudantes de uma escola da Educação Básica. Defendemos que para haver efetivas mudanças na educação escolar, faz-se necessário que as práticas docentes ultrapassem a mera transmissão de conteúdos. Com a finalidade de significar os conteúdos, alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual localizada na cidade de Santa Maria/RS, no ano de 2016, foram desafiados a construirem revistas digitais sobre assuntos trabalhados no componente curricular de Geografia, por exemplo, aspectos culturais de povos de diferentes continentes. A atividade proposta logrou êxito, ao perceber-se: (1) o engajamento e cooperação entre os alunos; (2) a criatividade dos trabalhos elaborados; (3) as aprendizagens construídas sobre conteúdos específicos do componente curricular; (4) bem como conhecimentos construídos sobre a utilização de diferentes recursos tecnológicos (programas e ferramentas digitais). Podemos afirmar que essa prática docente foi exitosa, pois permitiu aos educandos se perceberem como protagonistas de suas aprendizagensMétricas
Referências
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: dicionário de língua portuguesa. 8ªed. Curitiba: Positivo, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
PORLÁN, Rafael, MARTÍN, José. El Diário del Profesor: um recurso par la investigación em el aula. Sevilla,PRT;Díada, 4ed, 1997.
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados,1994.
VIEIRA, Rui Marques, VIEIRA, Celina. Estratégias de Ensino/Aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Instituto Piaget.2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.