Corpo e produção de identidades de meninas em uma Instituição de Acolhimento na cidade de Pelotas/RS

Autores

  • Lóry da Silveira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Josiane Vian Domingues Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.798

Palavras-chave:

Corpos, identidades, Instituição de acolhimento, Meninas

Resumo

Entendendo que os corpos estão sendo produzidos/educados em instituições de acolhimento, através das relações sociais e culturais que as crianças e adolescentes lá estabelecem, este trabalho apresenta como objetivo analisar as narrativas sobre corpo e produção de identidades de meninas em uma instituição de acolhimento na cidade de Pelotas – RS. Para tanto, foram utilizadas as narrativas produzidas pelas meninas moradoras da Casa das Meninas II. Esse trabalho foi construído a partir de uma abordagem dos Estudos Culturais, especificamente utilizando a produção de narrativas enquanto metodologia. Para isso, o grupo focal serviu como ferramenta para a produção dos dados. Enquanto análise, foi possível ponderar que as meninas que estão institucionalizadas, a todo instante trazem um corpo orgânico/ biológico, mas ao mesmo tempo com indícios que ele  é produzido culturalmente, sobretudo, a partir de múltiplas identidades que o atravessam. Além disso, foi possível visualizar também que as meninas produzem os seus corpos a partir das mais variadas identidades, sobretudo em relação ao gênero, onde elas reconhecem os papéis atribuídos a homens e mulheres, entretanto, acabam, por vezes, borrando suas formas hegemônicas. Enfim, por mais que as meninas estejam o tempo inteiro sendo disciplinadas e controladas em suas rotinas diárias nesta instituição, isso não impede que esses corpos escapem e produzam outros sentidos, para além daqueles que são permitidos e institucionalizados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lóry da Silveira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação da Infância (NEPE);

Josiane Vian Domingues, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada nos cursos de Pedagogia - hab. Anos Iniciais e Educação Física. Mestre e doutora em Educação em Ciências. Pesquisadora do Observatório de Práticas Corporais e Políticas da vida

Referências

BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais–para além das fronteiras disciplinares. In: COSTA. Marisa Vorraber. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema.- 2.ed. Porto Alegre (RS): Ed. da UFRGS, p. 13-36, 2004.

DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. In: Movimento, v. 2, n. 2, 1995. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2184/902, acesso em outubro de 2017.

FRAGA, Alex Branco. Corpo, identidade e bom-mocismo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. In: Série Pesquisa em Educação. Líber Livro, 2005.

GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira, NECKEL, Jane e GOELLNER, Silvana. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed., 3ª reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política, In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003

MIRANDA, Rosana Torma. O corpo nas instituições de abrigo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) Educação Física escolar. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2006.

OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de. Crime é “coisa de mulher”: Identidades de gênero e identificações com a prática de crimes em posição de liderança entre mulheres jovens na cidade de Recife/PE. Tese (doutorado em Antropologia). Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2012.

QUADRADO, Raquel Pereira. Adolescentes: corpos inscritos pelo gênero e pela cultura de consumo. Dissertação (mestrado em Educação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande: Rio Grande, 2006.

SOUZA, Nádia Geisa.Silveira O corpo: incrições do campo biológico e do cotidiano. In: Educação & Realidade, v. 30, n. 1, 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23017/13299, acesso em outubro de 2017.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Ribeiro, L. da S., & Domingues, J. V. (2018). Corpo e produção de identidades de meninas em uma Instituição de Acolhimento na cidade de Pelotas/RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.798

Edição

Seção

Dossiê: ESTUDOS DE GÊNERO, FEMINISMO E SEXUALIDADES