A visibilidade política na série The Crown

Autores

  • Giovana dos Passos Colling Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julia Sousa Capelaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.746

Palavras-chave:

política, cultura, literatura,

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender como se configura a visibilidade política na trama da série The Crown, produzida pela Netflix, por meio da análise dos três primeiros episódios. A partir do enredo da série, que conta a história da família real britânica na época em que a Raínha Elizabeth II assume o trono e suas novas responsabilidades políticas, é possível perceber e analisar as relações de poder entre a política, a sociedade e a mídia, além de temáticas como imagem pública, escândalo político, relações políticas entre países e discurso midiático. A análise de conteúdo se dá a partir dos autores Gomes, Thompson e Weber. Assim, torna-se perceptível a indissociabilidade entre a mídia, a sociedade e a política para a manutenção de um governo estável, que se utilizando da visibilidade midiática de maneira favorável, estabelece uma comunicação eficiente e uma imagem pública forte e positiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

GOMES, Wilson. A política de imagem. In: As transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

MARINHO, William Ricardo Vidal; NUNES, Ana Karin. A Monarquia é ela: a função política de Relações Públicas em uma forma de governo. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017.

MARR, Andrew. A real Elizabeth: uma visão inteligente e intimista de uma monarca em pleno século 21. São Paulo, SP: Editora Europa, 2012.

THE CROWN. Produção: Netflix. 2016.

THOMPSON, John Brookshire. A Mídia e a Modernidade: Uma Teoria Social da Mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

THOMPSON, John Brookshire. O Escândalo Político: Poder e Visibilidade na Era da Mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

WEBER, Maria Helena. Comunicação e espetáculos da política. Porto Alegre: Ed Universidade/UFRGS, 2000.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Colling, G. dos P., & Capelaro, J. S. (2018). A visibilidade política na série The Crown. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.746

Edição

Seção

Dossiê: LITERATURA, LINGUAGENS E ARTES

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.