MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM ACERCA DAS IMPLICAÇÕES CAUSADAS POR UM DESENVOLVIMENTO DESEQUILIBRADO COM ENFOQUE NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.683Palavras-chave:
Desenvolvimento, Meio ambiente, Sociedade, Saúde, Sobrevivência.Resumo
Atualmente há intenso debate acerca da conservação ambiental, em consonância com o desenvolvimento sustentável da sociedade, isto é, buscam-se formas de promover este equilíbrio, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para a população. A tríade central abordada, trata-se da compreensão e da correlação entre meio ambiente, sociedade e desenvolvimento, analisando seus reflexos no âmbito da saúde. Assim, o presente trabalho inicia sua reflexão a partir do desenvolvimento no contexto da atualidade, o qual apresenta uma ambiguidade evidente: o consumo excessivo, a exploração ambiental e a ampliação do acesso à tecnologia que, por um lado, promovem uma expressiva melhoria de vida a diversos segmentos da população e que, por outro lado, resultam em um esgotamento dos recursos naturais disponíveis e, consequentemente, na inviabilização para as próximas gerações. Na sequência, desenvolve-se uma análise entre desenvolvimento e saúde, em níveis mundiais e, posteriormente, analisa-se este mesmo aspecto na esfera nacional. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento é amparado de forma plena, tendo em vista a vulnerabilidade do meio ambiente urbano e a propagação de doenças, algumas recentes, outras que ressurgiram, mesmo depois de intenso processo de erradicação. A conclusão deste trabalho relata que existe uma relação indissociável entre o Meio Ambiente (com sentido de conservação e preservação) e o Desenvolvimento (com sentido da escolha de padrão e conduta), que são essenciais para a sociedade e para a perpetuação da humanidade. Neste sentido, será necessário criar novas estratégias e ações governamentais que contemplem estes aspectos e promovam uma melhoria gradativa do meio ambiente.
Métricas
Referências
BARBOSA, Vanessa. A última gota – Água desperdiçada, descaso dos políticos, guerra por recursos hídricos, escassez, contaminação, racionamento, sucessão de erros, o mundo sem água, qualidade da água. 1 ed. São Paulo: Planeta, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINISTÉRIO DA SAÚDE/MS (BRASIL). Doenças Infecciosas e Parasitárias. 8 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
WORLD HEALTH ORGANIZATION/WHO. (EUROPE). Environmentand Health Risks: a reviewoftheinfluencesandeffectsof social inequalities. (2010). Disponível em: <http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0003/78069/E93670.pdf> Acesso em: 06 jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.