Chuí, uma extensão do Oriente Médio na América Latina: A migração Palestina e a contribuição da cultura árabe na Fronteira Meridional do Brasil

Luciano Alexandrino Santos Junior, José Carlos Silva Cardozo

Resumo


O estudo analisa o cenário contemporâneo multicultural no extremo sul do Brasil nas cidades gêmeas Chuí-Chuy (Brasil- Uruguay) com ênfase na cultura árabe decorrente dos fluxos migratórios. Visa-se apresentar a relevância da cultura árabe e seus papéis sociais na cooperação local e formação de políticas de aperfeiçoamento dos serviços básicos da população. O trabalho parte do ápice dos conflitos étnicos, religiosos e territoriais entre os países do Oriente Próximo, na década de 1970, enfocando os palestinos, em disputas territoriais com o estado de Israel. Tal como elucida um provérbio árabe de que o exílio com riqueza é uma pátria e uma pátria com pobreza é um exílio, muitos indivíduos e famílias fugiram dos conflitos e buscaram construir uma nova vida na América Latina e encontraram nas regiões de fronteira o ambiente para trabalharem e manifestarem sua cultura e religião de maneira prospera. Conclui-se que a cultura árabe na região estudada se tornou uma importante ferramenta de desenvolvimento social, bem como estimula a ação coordenada entre comerciantes, cidadãos e grupos da sociedade civil, modificando a ideia de fronteira como fator de separação para a de um ambiente de integração.

Palavras-chave


Chuí; Cultura árabe; Cooperação; Imigração Palestina

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, A. F. Os Campos Neutrais. Porto Alegre: Planus Artes Gráficas, 1972. (Obra completa)

AVEIRO, Thaís Mere Marques. Relações Brasil-Uruguai: A Nova Agenda para a Cooperação e o Desenvolvimento Fronteiriço. Brasilia: UNB, 2006. (Dissertação ou Tese)

JACKSON, Robert. Introdução às Relações Internacionais: Teorias e Abordagens. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

JARDIM, D. F. Diásporas, viagens e alteridades: as experiências familiares dos palestinos no extremo sul do Brasil. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano6, n.14, 2000.

JARDIM, D. F. Palestinos no extremo Sul do Brasil: Identidade étnica e os mecanismos sócias de produção de etnicidade. Chuí/ RS, 2001. Tese (Doutorado) –PPGAS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ MN (Impresso & Cd-Rom) (2000).

JARDIM, D. F. Palestinos no Sul do Brasil: identidade étnica e cidadania. Projeto (Pesquisa)- PROPESQ/ UFRGS, 2002.

MARTIN, A. R. Fronteiras e Nações. São Paulo: Contexto, 1992. (Obra completa)

NABULSI, K. Los refugiados. In: La Vanguardia. Dossiê. Los Palestinos, n.8, p.49-54, octubre/ diciembre, 2003.

WILLINER, A. At al. Pactos Territoriales en la Construción de Regiones Transfronteirizas: Por una Mayor Integración a Multiplos Niveles. Santiago: Naciones Unidas, 2016. (Obra completa)




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v3i3.509

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Luciano Alexandrino Santos Junior, José Carlos Silva Cardozo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Qualis CAPES (2013-2016):

B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

e-ISSN 2016/Atual: 2525-7870 | e-ISSN 2015/2016: 2447-018X

Facebook - Twitter - Instagram

Realização:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

Endereço Eletrônico: relacult@claec.org


Contador disponível desde 05/2016.

universidades e ensino superior
contador de visitas