Corporeidades Identitárias no Xirê

Alberto Roberto Costa

Resumo


Este trabalho relata experiências de um professor de Arte da educação básica da rede pública do Distrito Federal. Apresenta noções de corporeidades sob a perspectiva iorubana presente no Brasil, dialogando com a Etnocenologia e com os Estudos Decoloniais. Objetiva refletir sobre as práticas e comportamentos humanos espetaculares organizados produzidos para ressignificar identidades nas relações de poder da colonialidade. O diálogo proposto aponta o xirê como prática ritualística candomblecista onde acontecem aprendizagens estéticas que redimensionam conceitos de corporeidades negras e potencializam vivências educativas decoloniais. Este texto consiste, sobretudo, em um exercício de tradução a partir do ponto de vista da ecologia de saberes. A metodologia focada na auto-etnografia e na trajetividade busca estabelecer conexões intersubjetivas em que os saberes produzidos prezam pelo reconhecimento do saber sensível presente na expressividade corporal como experiência geradora de conhecimento.

Palavras-chave


Corporeidade; Educação; Estudos Decoloniais; Etnocenologia; Identidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v3i3.506

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