O Discurso Da Intolerância Contra A Mulher Nas Redes Sociais

Autores

  • Luciane Alves Branco Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e CAPES

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1360

Palavras-chave:

Bakhtin, Discurso, Facebook, Intolerância, Mulher

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o discurso intolerante contra a mulher nas redes sociais, especificamente no Facebook. Com a internet, a intolerância se propagou, sendo a mulher um alvo constante de insultos. A misoginia, a incitação ao estupro, o assédio moral e outros tipos de violência estão se tornando recorrentes no ambiente virtual e são amplamente disseminados por meio de discursos divulgados por perfis “fakes” ou por pessoas que se identificam. Nesse contexto, as comunidades do Facebook que se autodenominam machistas compartilham discursos de ódio ou repúdio contra as mulheres. Sendo assim, a escolha desse tema justifica-se pela reflexão crítica que se faz necessária sobre como a mulher tem sido exposta a discursos intolerantes nas redes sociais. A rede social escolhida foi o Facebook, devido às inúmeras comunidades de cunho machista que defendem seu posicionamento. A metodologia utilizada para esse trabalho iniciou com a pesquisa dos termos “machismo” e “machista”, nessa rede social. A partir disso, foram escolhidas algumas comunidades para a análise de seus discursos intolerantes, com o auxílio da referência bibliográfica em livros, revistas, artigos científicos e sites. O referencial teórico fundamenta-se pelas ideias do Círculo de Bakhtin, referindo-se às noções de dialogismo, enunciado e signo ideológico. Essa análise pretende dar conta de como é construída discursivamente a intolerância contra a mulher na referida rede social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Alves Branco Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e CAPES

Ingresso no Mestrado em Linguística (PUCRS/CAPES) em 2018. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui MBA em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Uninter (UNINTER). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Martins, L. A. B. (2019). O Discurso Da Intolerância Contra A Mulher Nas Redes Sociais. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1360

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar