Uma análise pragmático-cognitivo da publicidade gráfica da Coca-Cola

Autores

  • Marta Maria Silva Moreira PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1312

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar a contribuição da Teoria da Relevância (Sperber & Wilson,1995) na construção do sentido em peças publicitárias gráficas da Coca-Cola, produzidas entre 1940 e 2014, especificamente para o público brasileiro. A Teoria da Relevância, uma abordagem pragmático-cognitiva da comunicação humana, busca descrever e explicar de que forma os indivíduos processam mentalmente as informações, através da formulação de inferências dedutivas, para alcançar a mensagem emitida pelo comunicador. Deste modo, enfatizam-se aspectos como: a comunicação ostensivo-inferencial, a manifestabilidade mútua de suposições, o ambiente cognitivo do indivíduo e a importância do contexto na formação das suposições no processamento da informação. Por considerar-se a publicidade uma forma de expressão carregada de implícitos, e a fim de exemplificar como ocorrem os processos inferenciais altamente dependentes de contexto, que levam a uma compreensão adequada, gerando a interação comunicativa entre consumidores e anunciantes, foram selecionados, como objeto de análise deste trabalho, peças publicitárias gráficas da Coca-Cola que circularam no contexto brasileiro no período compreendido entre 1940 e 2014.

 

Palavras-Chave: teoria da relevância; publicidade; contexto brasileiro; cognição; comunicação; inferências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Maria Silva Moreira, PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

Possui Licenciatura Plena em Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e pós-graduação (especialização) em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é aluna do curso de Especialização em Linguagens e Educação EAD pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestranda em Linguística Aplicada pela PUCRS/ Bolsista CAPES. Atua na área da educação há 10 anos lecionando na Educação Básica como professora de língua portuguesa e língua inglesa. Têm experiência na área de Linguística, com ênfase em teorias pragmáticas, cognitivas e formação leitora, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação do leitor, inferências e dislexia. 

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Silva Moreira, M. M. (2019). Uma análise pragmático-cognitivo da publicidade gráfica da Coca-Cola. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1312

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar