Os saberes das Redes de Economia Popular Solidária do Extremo Sul do Brasil: análise do município de Jaguarão, RS

Autores

  • Vitor Garcia Stoll Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé
  • Simone Silva Alves Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1288

Palavras-chave:

Desigualdades Socioeconômicas, Economia Popular Solidária, Saberes Populares, Sororidade, Trabalho Coletivo

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universitária “Os saberes das Redes de Colaboração Solidária da Fronteira do Extremo Sul do Brasil”, vinculado a Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Entende-se a Economia Popular Solidária (EPS) como uma proposta econômico-política que busca através de um conjunto de ações recuperar não só o sentido social e ético da economia, mas enfrentar a desigualdade, a pobreza e a exclusão social. Objetivou-se conhecer e mapear os grupos que compõem as Redes de Colaboração Solidária de Jaguarão/RS. A pesquisa é de caráter qualitativo, guiada na perspectiva Marxiana, sendo a coleta de dados realizada através de observação participante e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos que participam da Casa, Fórum e Feira da EPS. Mapeou-se que no município há um total de 81 Empreendimentos Econômicos Solidários, atuando em diferentes áreas de produção. Os sujeitos entendem a EPS como uma maneira justa de comércio (32%), um trabalho coletivo (49%) norteado por saberes populares (19%). Um dos desafios dos grupos da EPS em Jaguarão é obter um espaço no Mercado Público, pois até o momento ainda não foi acordado com a Gestão Pública. Concluiu-se que os sujeitos criam redes de estratégia para potencializar as conexões já existentes com outros empreendimentos solidários, buscando um movimento de crescimento conjunto, autossustentável e antagônico ao capitalismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Garcia Stoll, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino; Licenciado em Ciências da Natureza; Universidade Federal do Pampa; Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil; vitorgarciastoll@gmail.com

Simone Silva Alves, Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão

Doutora em Educação; Prof. Adjunta da Universidade Federal do Pampa; Jaguarão, Rio Grande do Sul Brasil; sialves554@gmail.com

Referências

ALVES, S. S. Saberes das Mulheres Veteranas na Economia Solidária: Sororidade a Outra Educação! 2014. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p. 240-255, jul/dez. 2011. ISSN 1645-1384. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf. Acesso em: 06 jan. 2018.

FRANÇA FILHO, G. C de. Economia Solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2004.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAVILLE, J. L.; GAIGER, L. I. G. Economia Solidária. In: HESPANHA, P. Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009, p. 162-168.

MÉSZÁROS, I. A Educação Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

ROSA E. P. Políticas Públicas de Economia Solidária no Rio Grande do Sul. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SILVA, S. L. de P. Histórico da Economia Solidária No Brasil. In: CONGRESSO DE PESQUISADORES DE ECONOMIA SOLIDÁRIAM, 1, 2015, São Carlos. Anais... São Carlos, 2015. Disponível em: http://www.conpes.ufscar.br/wp-content/uploads/trabalhos/gt5/sessao-3/silva_sidlia.pdf. Acesso em: 06 jan. 2019.

SINGER, P. Um olhar diferente sobre a Economia Solidária. In: FRANÇA FILHO, G. C. de; LAVILLE, J. L. Economia Solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004, p. 6-11.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

STOLL, V. G; ALVES, S. S.; DIAS, P. H. V.; ZDRADEK, R. Economia Popular Solidária: Desafios e Possibilidades. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9, 2017, Santana do Livramento. Anais... Santana do Livramento, 2017. Disponível em: http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/31199/16702. Acesso em: 08 jan. 2019.

TRIVIÑOS, A. N. da S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Garcia Stoll, V., & Silva Alves, S. (2019). Os saberes das Redes de Economia Popular Solidária do Extremo Sul do Brasil: análise do município de Jaguarão, RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1288

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar