A abordagem do portal de notícias G1 frente aos casos de denúncias de assédio sexual contra Harvey Weinstein e Kevin Spacey

Autores

  • Jéssica Corrêa Pereira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1205

Palavras-chave:

assédio sexual, jornalismo digital, violência sexual.

Resumo

Em outubro de 2017, personalidades e funcionários da indústria do entretenimento norte-americana declararam terem sido vítimas de assédio sexual nesse ramo. Além das denúncias, campanhas de apoio e contra o assédio foram realizadas, dando destaque ao tema na mídia nacional e internacional. Em vista da relevância e atualidade da repercussão, este trabalho pretendeu analisar como é a abordagem dos veículos jornalísticos digitais do Brasil quando noticiam essas denúncias de assédio sexual, a partir da recolha das matérias no portal de notícias G1 a respeito das denúncias contra os acusados Harvey Weinstein e Kevin Spacey. A pesquisa seguiu a linha metodológica da análise de conteúdo, visando coletar dados quantitativos e qualitativos da veiculação jornalística de denúncias de assédio sexual com caráter hétero e homossexual. E, principalmente, investigar como essa violência é apresentada ao público e, em especial, se acontece o esclarecimento acerca das suas formas de manifestação e as suas possibilidades de combate ou denúncia. Para discutir estas questões, a pesquisa salientou as múltiplas manifestações de violência e como elas podem ser promovidas em apoio uma a outra e de forma colaborativa na e pela sociedade, relacionando o potencial do discurso com as questões de gênero e o machismo. Com base nos resultados alcançados, a pesquisa verificou como o jornalismo apresenta a capacidade de produzir, reproduzir ou romper com o discurso. Nesse âmbito, o trabalho conferiu que a profissão não vem atuando como no último caso, havendo a falta de um posicionamento contrário às violências e a favor da responsabilidade social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica Corrêa Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas

Referências

Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e mais atrizes dizem a jornal que foram assediadas por Harvey Weinstein. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/angelina-jolie-e-gwyneth-paltrow-dizem-que-foram-assediadas-por-harvey-weinstein-diz-jornal.ghtml. Acesso em: junho de 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BLAY, E. A. Assassinato de Mulheres e Direitos Humanos. São Paulo: Editora 34, 2008.

BERTOLINI, J. Discurso e poder na narrativa midiática: notas entre Foucault e jornalismo. Temática: revista do Núcleo de Arte, Mídia e Informação Digital da UFPR, Paraíba, Ano XII, n. 12, dez. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/32057/16604. Acesso em: 14 de out. 2018.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner. 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GRECO, R. Curso de Direito Penal: parte especial, volume III / Rogério Greco. 12a ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2015.

Kevin Spacey recebe mais 20 acusações de 'comportamento inapropriado' em teatro londrino. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/kevin-spacey-recebe-mais-20-acusacoes-de-comportamento-inapropriado-em-teatro-londrino.ghtml. Acesso em: junho de 2018.

Minimanual do jornalismo humanizado. Pt. I: Violência contra a mulher. 2016. Disponível em: http://thinkolga.com/olga/wpcontent/uploads/2016/06/minimanual_V2.pdf. Acesso em: 13 out. 2018.

TIBURI, M. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 2018.

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2005.

ZIZEK, S. Violência - seis notas à margem. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2009.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Pereira, J. C. (2019). A abordagem do portal de notícias G1 frente aos casos de denúncias de assédio sexual contra Harvey Weinstein e Kevin Spacey. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1205

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar