A Fragilidade do Capital Social como Fator Prejudicial ao Desenvolvimento do Turismo na Quarta Colônia - RS

Autores

  • Adriana Pisoni da Silva Universidade Federal do Pampa
  • José Marcos Froehlich Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1178

Palavras-chave:

Desenvolvimento Territorial, Turismo, Capital Social, Confiança.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre os obstáculos que tem dificultado a consolidação do turismo na Quarta Colônia, território na região central do Rio Grande do Sul, Brasil. O pressuposto que guiou a investigação baseia-se em que estes obstáculos estão em boa medida relacionados à debilidade do capital social no território. O embasamento teórico atendeu principalmente às noções de: a) Desenvolvimento Territorial, b) Capital Social e c) Turismo. Para a análise da constituição do capital social buscou-se evidenciar a recorrência  das categorias teóricas operacionais: Relações de Confiança, Cooperação e Ação Coletiva. A opção metodológica foi a pesquisa qualitativa, com lócus empírico no território de Santa Maria – Quarta Colônia, tendo como recorte o período temporal a partir do ano de 1995. A pesquisa de campo, contemplando as etapas de observações e aplicação de entrevistas semiestruturadas com os atores locais, foi realizada no período de 2013 a 2014. Em termos de resultados, inferiu-se que são frágeis as relações entre os atores, quase inexistentes as ações coletivas no âmbito do turismo, apresentando relatos individualistas e de competição entre eles, o que tem tornado débil o capital social no território. Conclui-se que a fragilidade do capital social é um dos principais fatores que dificultam a superação dos obstáculos para maior consolidação do turismo e de suas repercussões no desenvolvimento do território.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Pisoni da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestra em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

José Marcos Froehlich, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutor em Antropologia Social pela Universidad de Sevilla (Espanha); Doutor em Ciências Sociais pela UFRRJ; Mestre em Sociologia pela UFRGS e Graduação em Agronomia pela UFSM. Professor no Departamento e nos PPGs em Extensão Rural e em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

ABRAMOVAY, R. O Futuro das regiões rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

ABRAMOVAY, R. Ruralidade e desenvolvimento territorial. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. A-3, 15 abr. 2001.

ABU-EL-HAJ, J. O debate em torno do capital social: uma revisão crítica. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais – BIB, Rio de Janeiro, n. 47, p. 65-79, 1 sem. 1999.

ANÉSE, R. L. R. Arranjos produtivos locais e capital social no vale do Jaguari/RS. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

BENI, M. C. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph. 2006.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. (ed) Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood Press. 1985.

COLEMAN, J. S. Foundations of social theory. Cambridge MA: Haverd University Press. 1990.

CRUZ, R. de C. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto. 2000.

FAVARETO, A. da S. Paradigmas do desenvolvimento rural em questão – do agrário ao territorial. Tese. Doutorado em Ciência Ambiental. FEA/USP. São Paulo. 2006.

FROEHLICH, J. M. Rural e Natureza – a construção social do rural contemporâneo na região central do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2002.

FUKUYAMA, F. Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Tradução de Alberto Lopes. Rio de Janeiro: Rocco. 1996.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

IDESTUR. Instituto de Desenvolvimento do Turismo. Conceitos Gerais de Turismo Rural. São Paulo. Disponível em: http://www.idestur.org.br/download/a_CONCEITO_GERAL_TURISMO_RURAL.pdf. Acesso em 17 de dezembro de 2014.

MINAYO, M. C. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes. 1994.

MUELLER, A. A. Criação de novos municípios, capital social e desenvolvimento. (dissertação). Mestrado em Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul/RS, UNISC, 2007.

PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 2ª Ed. Rio de Janeiro: FGV. 2000.

SANTOS, M. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Altas, 1987.

WORDL BANK. Measuring social capital: an integrated questionnaire. Christiaan Grootaert ... [et al.]. p. cm. -- (World Bank Working Paper; no. 18), 2004. Disponível em:

https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/15033/281100PAPER0Measuring0social0capital.pdf?sequence=1. Acesso em 22 de outubro de 2014.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

da Silva, A. P., & Froehlich, J. M. (2019). A Fragilidade do Capital Social como Fator Prejudicial ao Desenvolvimento do Turismo na Quarta Colônia - RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1178

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar