A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.1018Palavras-chave:
Plano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos AmbientaisResumo
O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão.
Métricas
Referências
ALCANTARA, Vania. Inserção Curricular da Educação Ambiental. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília DF: Gráfica do Senado. 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CALLONI, Humberto. Os Sentidos da Interdisciplinaridade. Pelotas: Seiva. 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança – Capítulo 3: “o papel do trabalhador no processo de mudança”. 12ª ed. Editora: Paz e Terra. 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa.36 ed. São Paulo. Paz e Terra, 1996
GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papiros, 2004.
MIZUKAMI, M, G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1996.
REIS, Maria Freitas de Campo Tozoni. Metodologia aplicado à educação ambiental. 2 ed. Ver. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.
SIÉCOLA, Marcia. Legislação educacional. 1. Ed – Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2016.
Educação ambiental: da teoria à prática / organização Cassiano José Pamplona Lisboa, Eunice Aita Kindel; Alexandre José Diehl Krob... [et al.]. – Porto Alegre: Mediação, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.