Partidos Políticos: Como Vem Se Dando Sua Territorialidade
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i4.840Palabras clave:
Ciência Política, Partidos Políticos, Território, TerritorialidadeResumen
O presente trabalho se constitui em um estudo sobre o panorama da territorialidade dos partidos políticos no Brasil nos últimos anos, construindo-se a partir de questões conceituais. Objetiva-se compreender como vem se dando a territorialidade dos partidos políticos na busca de obtenção de votos entre os eleitores, se apresentando como uma ferramenta reflexiva sobre as ações das organizações partidárias no território. Além disto, visa-se analisar a relação de pouco vínculo entre os partidos e como esta liga-se com a territorialidade das organizações partidárias. Foi possível observar que partidos políticos vêm exercendo sua territorialidade na busca da conquista de votos fazendo uso de estratégias como o enfoque, por exemplo, na personalização, priorizando os atores e não as legendas. Tal ação vem levando, cada vez mais, a um enfraquecimento da relação de identificação do eleitorado com as siglas partidárias. A metodologia utilizada foi a qualitativa, utilizando o método bibliográfico tanto sobre território e a territorialidade quanto no que tange aos partidos políticos. Portanto, construiu-se o estudo visando a análise dos conceitos, além de evidenciar algumas das estratégias dos partidos diante do território para a conquista do poder.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.