Animeventos: Uma perspectiva de Turismo através da observação do Otaku
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.793Palabras clave:
Animeventos, Otaku, Cultura pop japonesa, Turista, Turismo pop culturalResumen
Este artigo tem como proposta uma análise do otaku no contexto dos animeventos promovidos no Brasil, compreendendo o fato de que os torna e os qualifica como turistas potenciais para um novo nicho de mercado. Uma tribo urbana formada por pessoas consideradas fãs da cultura pop japonesa que, dentro desses dos seus eventos sociais, incluem os personagens dos universos de mangás e animês, caracterizados por uma onda de pessoas transvestidas que expressam suas preferências por determinados títulos através de suas vestimentas e modo de agir, fazendo jus ao verdadeiro sentido do cosplay. Agregando também os shows dos gêneros musicais K-Pop, K-Rock, J-Pop, J-Rock e Anime Songs, que possuem uma legião de ouvintes espalhadas pela nação brasileira, evidenciadas pela “loucura” e versatilidade do povo pop japonês. Como parte da estrutura desses eventos, encontram-se disseminados em todo seu espaço os estandes com action figures, quadrinhos, acessórios otaku, roupas estilizadas ao gosto do público alvo, as competições de jogos, palestras e outros atrativos dependendo do evento. Considerando então a existência desses eventos de animê, pretende-se a análise das pesquisas exploratórias e descritivas feitas em 2014 nos eventos Anime Bomb em Pelotas (Rio Grande do Sul/RS) e no Anime Friends na cidade de São Paulo (SP), afim de entender esse público por meio suas motivações e padrões de consumo dentro de cada evento. A análise dos dados coletados proporcionou uma interessante provocação sobre a possível existência do turismo otaku em animeventos, instigando aprofundamentos ao estudo do turismo pop cultural nesse segmento.
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