Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.771Palabras clave:
Educação Patrimonial, Patrimônio, PIBID, São Borja, EnsinoResumen
O presente artigo pretende descrever o trabalho realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, refletindo sobre algumas experiências desde a vinculação da escola ao programa. A escola localiza-se no bairro do Passo área suburbana do município de São Borja. Durante o ano de 2015, o PIBID como subprojeto de História, elegeu como tema central a Educação Patrimonial. O primeiro momento deste trabalho será dedicado a expor elementos sobre São Borja e sua formação histórica, remanescentes das missões jesuíticas dos séculos XVII-XVIII. O município pode ser caracterizado como um campo fértil para pesquisas e estudos históricos sendo que são inúmeros os Patrimônios materiais e imateriais que podem ser percebidos no cotidiano popular e merecem estudos mais aprofundados, principalmente naqueles que se remetem às origens históricas do município. O PIBID, nesse sentido, possibilita pensarmos formas de trabalho dentro da temática da Educação Patrimonial como tema transversal. No segundo momento, a exposição teórica destaca, os momentos que se apresentam como ápice das experiências com o tema, durante a aplicação do projeto. Os alunos foram levados além das dependências escolares para realizar entrevistas e visualizar, na prática, os elementos culturais contidos nas artes, e da musicalidade fomentada por artistas conhecidos da região. Para finalizar, o grupo de estudantes do Ensino Fundamental identificou que as diferentes formas de expressões, contidas na música, na dança, na declamação, nos objetos e nas artes plásticas possuem raízes históricas ligadas a cultura guaraní-missioneira.
Métricas
Citas
BOFF, Claudete. A produção artística da Redução de San Angel. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.
COLVERO, Ronaldo. Negócios da Madrugada: o comércio ilícito na fronteira do Rio Grande do Sul. Passo fundo: UPF, 2004.
COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.
FERREIRA, Cristófer ; PINTO, Muriel . As realidades socioculturais na região de fronteira São Borja – Brasil / Santo Tomé – Argentina In: II Emicult - Encontro Missioneira Interdisciplinar em Cultura, 2016, São Luiz Gonzaga. Anais Grupos de trabalho, 2016. v. 2.
IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Mais Educação: Manual de Aplicação. Brasília, DF. IPHAN DAF COGEDIP CEDUC, 2013. p.85.
KERN, Arno. Entre os mitos e a história: as Missões Jesuíticas Platinas. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.
SANTOS, Julio; RODRIGUES, Marcia. O “descaso” com o patrimônio histórico: Educação patrimonial em sala de aula. Revista latino-americana de história. Vol.2, nº6. Agosto, edição especial. Programa de pós-graduação em história. UNISINOS, 2013.
UESSLER, Claudia. O Espaço Rural Missioneiro: Núcleos Produtivos, uma revisão necessária. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.
WILDE, Guillermo. Objetos, Personas y Alteridad em El Espacio Misional. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.
Site do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE <http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel. php?lang=&codmun=431800&search=rio-grande-do-sul|sao-borja|infograficos:-dados-gerais-do-municipio> acessado em 08 de abril de 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.