Tecnopolítica, Protagonismo e Viralidade: discursos sobre o 14º Acampamento Terra Livre (24 a 28 de abril de 2017) – Brasília/DF – Brasil.

Autores

  • Luiza Elayne Correa Azevedo Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Dilson Carneiro de Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA http://orcid.org/0000-0002-7863-1115
  • Juliana Cristina dos Santos Miranda Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.533

Palavras-chave:

Estudos em cultura, Integração cultural, América Latina, Cultura

Resumo

Objetiva apresentar um panorama de Tecnopolítica, Protagonismo e Viralidade do movimento social das sociedades indígenas com destaque para um mapeamento através das principais matérias e imagens (fotos) divulgadas e expostas em vários meios sobre o 14° Acampamento Terra Livre de 24 a 28 de abril de 2017, em Brasília/DF – Brasil. Para tanto se utiliza a pesquisa bibliográfica e de netnografia como uma metodologia para estudos na Internet (HINE, 2000) e como um método interpretativo e investigativo para o comportamento cultural e de comunidades on-line (KOZINETS, 2007), onde o próprio método se traduz como objeto de estudo no presente artigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiza Elayne Correa Azevedo, Universidade da Amazônia - UNAMA

Profª. Ps. Doc. Associada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA – Belém – Pará). Sub-líder do Grupo de Pesquisa Capital Social e Cultural no Contexto Midiático Contemporâneo - UNAMA.

Dilson Carneiro de Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA – Belém – Pará). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Capital Social e Cultural no Contexto Midiático Contemporâneo - UNAMA.

Juliana Cristina dos Santos Miranda, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA – Belém – Pará).

Referências

AZEVEDOLUÍNDIA, L.; OLIVEIRA, G. Da Carta de Caminha ao caso Galdino: uma breve análise da imagem dos indígenas na mídia. Conferência apresentada em Mídia Cidadã — II Conferência Sul Americana/VII - Conferência Brasileira: Amazônia e o Direito de comunicar, Belém-PA, 20–22 de outubro de 2011. Disponível em <https://goo.gl/Pd2Btx>. Acesso em 25 de abril de 2017. (Trabalho em Anais de congresso).

CASTELLS, M. A política da Internet |: redes de computadores, sociabilidade civil e o Estado. In: A Galáxia da Internet. p. 114-138, Rio de Janeiro: Zahar, 2003. (Capítulo de Livro).

CHAMIE, M. Caminhos da Carta: uma leitura antropofágica da Carta de Pero Vaz de Caminha. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2002. (Obra Completa).

CHARAUDEAU, P. Discursos das Mídias. Rio de Janeiro. São Paulo, 2016. (Obra Completa).

CHAUI, M. Simulacro e poder - Uma análise da mídia. Ed Fundação Perseu Abramo, 2006. (Obra Completa).

DUCROT, O. Polifonia y argumentación. Conferencias del seminário teoria de la argumentacion y analisis del discurso. 1 ed. Cali: Universidad del Valle, 1990. (Obra Completa).

HINE, C. Virtual Ethnography. London: Sage, 2000. (Obra Completa).

ÍÑIGUEZ, L. (ed), Análisis del discurso. Manual para las ciencias sociales, Barcelona, Editorial UOC, 2003. (Capítulo de Livro).

KOZINETS, R. V. Netnography 2.0. In: R. W. BELK, Handbook of Qualitative Research Methods in Marketing. Edward Elgar Publishing, 2007. (Capítulo de Livro).

MORAES, D. Comunicação virtual e cidadania: movimentos sociais e políticos na Internet. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. V.23, n.2, p. 142-155, 2000. (Artigo em Periódico Físico).

MOSCOVICI, S. Representações sociais, investigações em psicologia social; editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. Petropólis, RJ: Vozes, 2015. (Obra Completa).

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. (Obra Completa).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Azevedo, L. E. C., Oliveira, D. C. de, & Miranda, J. C. dos S. (2017). Tecnopolítica, Protagonismo e Viralidade: discursos sobre o 14º Acampamento Terra Livre (24 a 28 de abril de 2017) – Brasília/DF – Brasil. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.533

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.