Impacto do desenvolvimento do agronegócio nas economias periféricas de Brasil e Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.440Palabras clave:
agronegócio, Brasil, economia, Paraguai, relação centro-periferiaResumen
O artigo trata da inserção do Brasil e do Paraguai no contexto internacional na condição de países periféricos em função da dependência econômica da produção de commodities. A partir de revisão de literatura e de análise de relatórios econômicos, contextualiza-se o peso do setor agrícola no PIB de cada país e analisa-se o desempenho de ambos na atual dinâmica da globalização, aprofundando a discussão com as questões relativas ao embate centro-periferia. Por fim, verifica-se que Brasil e Paraguai são dependentes do cenário mundial, regido pelos países que controlam o capitalismo internacional, portanto na condição de periféricos e sem perspectivas de mudança.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.