No passo do desconhecido

redescobrindo o Cemitério das Irmandades de Jaguarão como um Bem Cultural e Turístico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v10i1.2448

Palabras clave:

Turismo cultural, Turismo cemiterial, Memória, Patrimônio

Resumen

Resumo

O presente estudo analisa o Cemitério das Irmandades de Jaguarão (RS) como um potencial produto cultural e turístico. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise se baseia em uma revisão bibliográfica de artigos, dissertações e teses, acrescida de fontes históricas clássicas. A pesquisa explora as evidências de memória, identidade e arte tumular presentes na necrópole, demonstrando sua importância como expressão cultural contida em um produto turístico. O objetivo é resgatar e valorizar essas informações para transformar o cemitério em um atrativo turístico, similar a exemplos de outras cidades e países que promovem o desenvolvimento cultural local através do turismo cemiterial. Os resultados revelam que o Cemitério das Irmandades possui um acervo diversificado de elementos e estilos artísticos, como mármore, granito, madeira, gesso, estátuas e figuras simbólicas. Este acervo evidencia a riqueza arquitetônica e cultural de Jaguarão e oferece informações para educadores, historiadores, museólogos e turistas. O estudo destaca a necessidade de conservação e proteção do patrimônio cemiterial frente às mudanças climáticas e à passagem do tempo, garantindo a preservação das identidades culturais representadas. Transformar o Cemitério das Irmandades em um produto cultural, através da gestão cultural, contribuirá para a valorização do patrimônio local, atraindo visitantes interessados em história, arquitetura e turismo cemiterial. Assim, o cemitério pode se estabelecer como um museu a céu aberto, fortalecendo a identidade de Jaguarão no contexto histórico do Rio Grande do Sul.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Larissa Bitar, Ucs

Cursando Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (PPGTURH-UCS) - Taxista CAPES, sendo orientada pela Professora Doutora Susana Gastal, Mestre em Desenvolvimento Regional da Faculdades Integradas de Taquara (2016) (FACCAT/RS), orientada pelo Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr - Bolsista CAPES INTEGRAL (2015 -2016), pós graduada na Universidade Anhanguera no curso MBA - Gestão Estratégica de Negócios (2013), possui graduação no Curso Superior de Turismo Cultural pela Universidade Católica de Pelotas (2001). Atuou como aluna especial em duas disciplinas do curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (2012). Pesquisadora em projeto de pesquisa e extensão na área de Turismo em parceria com a Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão, e no projeto de pesquisa e extensão Turismo Pedagógico (2013). Atua como Secretária Executiva do Sindilojas Jaguarão, onde desenvolve ações de revitalização do comércio local interligadas com o turismo binacional, desde 2014. Professora Substituta do Curso de Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa 2021-2022. participante e eleita suplente na Setorial do Patrimônio da SECULT Jaguarão gestão 2022/2024. Participante e eleita representante na Setorial do Patrimônio da SECULT Jaguarão gestão 2024/2026.Participante na diretoria da Associação do Cemitério das Irmandades de Jaguarão como colaboradora no processo de revitalização do patrimônio Material e Imaterial e desenvolvimento turístico, eleita presidente da Entidade gestão 2022-2024 / 2024 - 2026. Curadora do projeto pessoal de registro e da memória de Marilu Duarte nas redes sociais - Projeto VIVA MARILU. Curadora, organizadora e gestora da criação da Sala Museu VIVA MARILU na Casa de Cultura Pompilio Neves de Freitas na cidade de Jaguarão. Integrante do projeto de extensão corredores iluminados da UNIPAMPA campus Jaguarão 2021-2024. Gestora da Semana do Patrimônio de Jaguarão edições 2022-2023-2024. Gestora do Projeto de Educação e Turismo nas Escolas Municipais de Jaguarão juntamente com a SMED (Secretaria de Municipal de Educação e Desporto) e a SECULT (Secretaria de Cultura e Turismo) 2023-2024. Curadora da exposição de arte A PONTE E SEUS DESDOBRAMENTOS de Graça Marques na cidade de Jaguarão 2023. Organizadora do livro A PONTE E SEUS DESDOBRAMENTOS de Graça Marques pela LIC (Lei de Incentivo a Cultura) 2023-2024. Atualmente Gestora Responsável pelo núcleo de desenvolvimento do Turismo e Cultura da Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves - CASA MUSEU Dr. CARLOS BARBOSA.

Susana Gastal, Universidade de Caxias do Sul

Professor Doutor Titular na Universidade de Caxias do Sul. Pesquisador e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (Mestrado e Doutorado) na mesma Universidade. Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica Portuguesa (2012-2013). Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974). Atua na área de Turismo e na área cultural como editor, curador e produtor. Tem diversos livros publicados além de artigos em revistas acadêmicas. Foi diretor científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) no biênio 2009-2011. Eleito em 2013 como Destaque em Pesquisa - ANPTUR. Eleita como destaque acadêmico em Turismo, pelo Ministério do Turismo do Brasil em 2019 É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 1.

Citas

Referências

ANDRADE, J. E. Turismo Cultural: Encontros Artísticos e Científicos. São Paulo: Cultura Editora, 1976.

BATISTA, F. A Demanda Intelectual no Turismo Cultural. Revista de Estudos Turísticos, v. 4, n. 2, p. 85-98, 2005.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. 2 a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

CABANAS, R.; RICCI, F. Necrópoles como Microcosmos Culturais. Buenos Aires: Editorial Necro, 2008.

DEL PUERTO, Charlene Brum; SILVA, Alice Leoti; CUNHA, Gustavo Rezende. Turismo no Cemitério das Irmandades em Jaguarão/RS-Brasil: um projeto de ensino para desenvolvimento do turismo no espaço cemiterial. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, 2018.

FUNARI, P.; PINSKY, C. Turismo e Patrimônio Cultural: Uma Relação Sustentável. Rio de Janeiro: Editora Cultural, 2005.

GASTAL, Susana. TURISMO E PATRIMÔNIO. Em tempos de globalização. Rosa dos Ventos, v. 2, n. 2, p. 165-167, 2010.

ISMÉRIO, Clarisse. Preservando o Patrimônio Cultural dos Cemitérios: Estudo sobre os cemitérios de Porto Alegre e Bagé. Revista Memória em rede, Pelotas, v. 3, n. 8, jan./jun. 2013. Disponível em: Acesso em: 26 de maio 2024

LANCI DA SILVA, R. Turismo Moderno e Construções Cenográficas. São Paulo: Editora Turística, 2007.

Le Goff (2003) LE GOFF, Jacques et al. História e memória. 2003. Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.

MANHÃES, P. Sentimentos e Emoções nos Cemitérios. São Paulo: Editora Funerária, 2010.

MENENSES, C. Turismo e História: Interpretação da Cultura Passada e Presente. Revista de Turismo Cultural, v. 3, n. 1, p. 12-29, 2006.

OSMAN, J.; RIBEIRO, T. Turismo de Necrópole: Uma Perspectiva Global. Porto Alegre: Editora Memorial, 2007.

RANGER, M. M. Educação patrimonial: conceitos sobre o patrimônio cultural. Reflexões e contribuições para a educação patrimonial. Belo Horizonte, 2002.

Rezende (2007)

RODRIGUES, A. Imaginário Turístico e Desenvolvimento Econômico. Lisboa: Edições Turísticas, 1985.

SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SCHWAB, C. B.; PEREIRA, L. A. Cemetery Tourism: A tour proposal based on the tourist potential of the civil cemetery in Santa Vitória do Palmar (RS), Brazil. Applied Tourism, v. 2, n. 2, p. 180-197, 2017.

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Bitar, L., & Gastal, S. (2024). No passo do desconhecido: redescobrindo o Cemitério das Irmandades de Jaguarão como um Bem Cultural e Turístico. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v10i1.2448

Número

Sección

Dossiê - Políticas Patrimoniais e Cidades