No passo do desconhecido
redescobrindo o Cemitério das Irmandades de Jaguarão como um Bem Cultural e Turístico
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v10i1.2448Palabras clave:
Turismo cultural, Turismo cemiterial, Memória, PatrimônioResumen
Resumo
O presente estudo analisa o Cemitério das Irmandades de Jaguarão (RS) como um potencial produto cultural e turístico. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise se baseia em uma revisão bibliográfica de artigos, dissertações e teses, acrescida de fontes históricas clássicas. A pesquisa explora as evidências de memória, identidade e arte tumular presentes na necrópole, demonstrando sua importância como expressão cultural contida em um produto turístico. O objetivo é resgatar e valorizar essas informações para transformar o cemitério em um atrativo turístico, similar a exemplos de outras cidades e países que promovem o desenvolvimento cultural local através do turismo cemiterial. Os resultados revelam que o Cemitério das Irmandades possui um acervo diversificado de elementos e estilos artísticos, como mármore, granito, madeira, gesso, estátuas e figuras simbólicas. Este acervo evidencia a riqueza arquitetônica e cultural de Jaguarão e oferece informações para educadores, historiadores, museólogos e turistas. O estudo destaca a necessidade de conservação e proteção do patrimônio cemiterial frente às mudanças climáticas e à passagem do tempo, garantindo a preservação das identidades culturais representadas. Transformar o Cemitério das Irmandades em um produto cultural, através da gestão cultural, contribuirá para a valorização do patrimônio local, atraindo visitantes interessados em história, arquitetura e turismo cemiterial. Assim, o cemitério pode se estabelecer como um museu a céu aberto, fortalecendo a identidade de Jaguarão no contexto histórico do Rio Grande do Sul.
Métricas
Citas
Referências
ANDRADE, J. E. Turismo Cultural: Encontros Artísticos e Científicos. São Paulo: Cultura Editora, 1976.
BATISTA, F. A Demanda Intelectual no Turismo Cultural. Revista de Estudos Turísticos, v. 4, n. 2, p. 85-98, 2005.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. 2 a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
CABANAS, R.; RICCI, F. Necrópoles como Microcosmos Culturais. Buenos Aires: Editorial Necro, 2008.
DEL PUERTO, Charlene Brum; SILVA, Alice Leoti; CUNHA, Gustavo Rezende. Turismo no Cemitério das Irmandades em Jaguarão/RS-Brasil: um projeto de ensino para desenvolvimento do turismo no espaço cemiterial. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, 2018.
FUNARI, P.; PINSKY, C. Turismo e Patrimônio Cultural: Uma Relação Sustentável. Rio de Janeiro: Editora Cultural, 2005.
GASTAL, Susana. TURISMO E PATRIMÔNIO. Em tempos de globalização. Rosa dos Ventos, v. 2, n. 2, p. 165-167, 2010.
ISMÉRIO, Clarisse. Preservando o Patrimônio Cultural dos Cemitérios: Estudo sobre os cemitérios de Porto Alegre e Bagé. Revista Memória em rede, Pelotas, v. 3, n. 8, jan./jun. 2013. Disponível em: Acesso em: 26 de maio 2024
LANCI DA SILVA, R. Turismo Moderno e Construções Cenográficas. São Paulo: Editora Turística, 2007.
Le Goff (2003) LE GOFF, Jacques et al. História e memória. 2003. Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.
MANHÃES, P. Sentimentos e Emoções nos Cemitérios. São Paulo: Editora Funerária, 2010.
MENENSES, C. Turismo e História: Interpretação da Cultura Passada e Presente. Revista de Turismo Cultural, v. 3, n. 1, p. 12-29, 2006.
OSMAN, J.; RIBEIRO, T. Turismo de Necrópole: Uma Perspectiva Global. Porto Alegre: Editora Memorial, 2007.
RANGER, M. M. Educação patrimonial: conceitos sobre o patrimônio cultural. Reflexões e contribuições para a educação patrimonial. Belo Horizonte, 2002.
Rezende (2007)
RODRIGUES, A. Imaginário Turístico e Desenvolvimento Econômico. Lisboa: Edições Turísticas, 1985.
SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SCHWAB, C. B.; PEREIRA, L. A. Cemetery Tourism: A tour proposal based on the tourist potential of the civil cemetery in Santa Vitória do Palmar (RS), Brazil. Applied Tourism, v. 2, n. 2, p. 180-197, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Larissa Bitar, Doutora
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.