Direito à memória e à verdade:

testemunhos e memórias subterrâneas da ditadura militar brasileira para a repactuação do Estado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v10i1.2422

Palabras clave:

memória, testemunhos, direitos humanos

Resumen

O presente artigo procura construir uma perspectiva narrativa que enfatiza o valor da memória como elemento fundamental para a noção de verdade no Brasil contemporâneo. Destaca-se, num primeiro momento, a elaboração de uma perspectiva mais teórica sobre as construções das memórias, onde um dos conceitos centrais é a noção de memória subterrânea para configurar um estudo de caso. Num segundo momento, ilustra-se o estudo de caso com narrativas testemunhais sobre pessoas desaparecidas na ditadura militar brasileira. Para estabelecer esse laço entre uma perspectiva teoria e os elementos testemunhais, utiliza-se da metodologia histórica crítica, com pesquisa documental, possibilitando-se a intensidade do estudo de caso e seus aspectos teóricos. Conclui-se a importância dos testemunhos de atores periféricos para a repactuação do Estado após período autoritário.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ivo dos Santos Canabarro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Pesquisador Gaúcho Fapergs _PqG edital 07/2021. Pesquisador associado a UNESCO na cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras.Pós doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio de doutorado na l'Université Paris III Sorbonne Nouvelle, Instituto de Cinema e Audivisual com orientação de Philippe Dubois. mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação de História presencial e EAD, graduação de medicina e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, história, patrimônio, cultura, família, memória e representação e direitos humanos. É vice lider do Grupo de Pesquisa ARCA-Núcleo de Estudos Agrários e Culturais sediado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisador do gripo de pesquisa Mundus - Direitos Humanos, Governaça e Democracia - UNIJUI. Pesquisador do GT - Imagem, Cultura Visual e História - ANPUH.

Citas

CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

CONTE, Barbara de Souza; BAUER, Caroline Silveira. O que resta da ditadura civil-militar brasileira: vicissitudes do silenciamento e memória. In: Por uma clínica do testemunho? Clínicas do Testemunho RS e SC. Porto Alegre: Instituto APPOA, 2018.

COSTA, Ana. Memória e testemunho. In: Por uma clínica do testemunho? Clínicas do Testemunho RS e SC. Porto Alegre: Instituto APPOA, 2018.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 1996.

NEGREIROS, Dário. Reparação psíquica para quem? In: Por uma clínica do testemunho? Clínicas do Testemunho RS e SC. Porto Alegre: Instituto APPOA, 2018.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, v. 2, n. 3. 1989, pp. 3-15. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/>. Acesso em 10 abr. 2020.

Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) v. 3. Brasil, 2014, Disponível para download em: <http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/index.php/outros-destaques/574-conheca-e-acesse-o-relatorio-final-da-cnv>. Acesso em: 23 abr. 2020.

SILVA, Kalinda Vanderiel; SILVA, Maciel Henrique. Verbete Memória. In: Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

STRÜCKER, Bianca. HAHN, Noli Bernardo. Ordem discursiva foucaultiana e religião. Anais VII Congresso Latino-americano de gênero e religião. São Leopoldo: Faculdades EST, 2021. p. 55-72.

VARGAS, Marluce Cardoso. Possibilidades de fontes e arquivos sobre o tema de filhas (os) de perseguidos políticos pela ditadura militar brasileira. In: Por uma clínica do testemunho? Clínicas do Testemunho RS e SC. Porto Alegre: Instituto APPOA, 2018.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

Strücker', B., & dos Santos Canabarro, I. (2024). Direito à memória e à verdade:: testemunhos e memórias subterrâneas da ditadura militar brasileira para a repactuação do Estado. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v10i1.2422

Número

Sección

Dossiê - Práticas socioculturais na perspectiva da construção da emancipação e do desenvolvimento social e humano a partir do combate às diferentes formas de discriminação e preconceito