As Práticas de Leitura das Fãs de Romances Sentimentais no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.1982Palabras clave:
romance sentimental, mulheres, leitura, BrasilResumen
A presente pesquisa busca investigar as práticas culturais que orientam o consumo feminino dos romances sentimentais no Brasil na contemporaneidade. Interroga-se quem seriam as leitoras destes romances, quais seus modos de ler essas obras e em que contexto suas leituras são praticadas. O objetivo principal consiste em compreender as diferentes formas de apropriação dos romances sentimentais por mulheres de extratos sociais e gerações distintas a partir de entrevistas em profundidade realizadas com uma comunidade de vinte leitoras residentes na cidade de Fortaleza (Ceará, Brasil), selecionadas a partir de sua frequência a livrarias, sebos, bancas de revista e fóruns virtuais de debates dedicados a este gênero literário.
Métricas
Citas
ANDRADE, Roberta Manuela Barros; SILVA, Erotilde Honório. Um século de romances de amor: a trajetória da literatura sentimental no Brasil (1920-2020). Columbia: Independently Published, 2020.
BARBERO, Jesus Martin. La telenovela en Colombia: melodrama, televisión y vida cotidiana. Revista de la Federación Latino Americana de Associaciones de Faculdades de Comunicación Social, No.17, junho de 1997.
BOURDIEU, Pierre. La distinction: Critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.
CHARTIER, Roger. Du livre au livre. In: Réseaux. Paris: Editions Rivages, volume 6 n°31. pp. 39-67, 1988a.
CHARTIER, R. S. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília. Universidade de Brasília, 1998b.
COPES, Regina Janiakis. Políticas Públicas de incentivo à leitura: um estudo do projeto “Literatura em minha casa”. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Departamento de Educação, 2007.
CROPANI, Ottaviano de Fiori. Livro, biblioteca e leitura no Brasil. Brasília, 1998. Disponível em: htpp: //www9.cultura.gov.br; textos/of01,htm. Acessado em março de 2011.
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1979.
FISKE, John. Bristish cultural studies and television criticism In: ALLEN, Robert C. (org): Channels of discourse: television contemporary criticism. London: Methuen, 1987.
JAUSS, H.R. Pour une esthétique de la réception. Paris: Gallimard, 1978.
LIPOVESTKY, G. A terceira mulher: Permanência e Revolução do Feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
RADWAY, Janice. Reading the romance: women, patriarchy and popular literature. London: Verso, 1987.
RICKER-WILSON, Carol. Busting Textual Bodices: Gender, Reading, and the Popular Romance. IN: The English Journal, vol. 88, No. 3, Genderizing the Curriculum, Janeiro, 1999.
SAMONÀ, Carmelo: Los códigos de la novela sentimental. In: Historia y crítica de la literatura española. (História e crítica da literatura espanhola). Barcelona: Crítica, 1980.
SODRÉ, M. Teoria da literatura de massa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978.
SOUZA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: Letras Contemporâneas, 2006.
SQUIRRA, Sebastião Carlos de Moraes. A convergência tecnológica. IN: Revista Famecos. Porto Alegre, agosto de 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Thiago Mena Barreto Viana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.