Os dreadlocks na mira da modernidade: discriminação e resistência. Olhar crítico a partir das teorias pós-coloniais e decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i2.1931Palabras clave:
Haiti-dreadlocks-discriminação-modernidade-categorias marginalizadasResumen
Este artigo propõe uma análise do preconceito aos dreadlocks no Haiti. Procuramos entender essa manifestação através das teorias pós-coloniais e decoloniais como arcabouços teóricos. Como métodos teóricos, permitem entender a forma em que a modernidade se operacionaliza exercendo um controle sobre os cortes de cabelo e esse controle se faz por meio da discriminação. A discriminação, neste caso, é uma forma de mostrar a hierarquização de qual tipo de padrão de cabelo em relação a outro é aceito. Pois, ao ter os dreadlocks revela a resistência a um confinamento da ideia de beleza, a negação e a desterritorialização dos padrões de beleza oficial-tradicional eurocêntrica. Tal padrão universal de beleza sugere, portanto, como o cabelo tem que ser. Neste cenário, é preciso analisar a operacionalização da modernidade que reivindica ser universalista.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.