A Trilogia das Máscaras e os bens culturais:

um estudo de caso sobre a expansão da economia criativa no Brasil e suas implicações patrimoniais e econômicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.1929

Palavras-chave:

Bens culturais, economia criativa, economia do patrimônio

Resumo

O presente artigo debate a posição dos jogos analógicos e dos bens culturais dentro da economia criativa, analisado sob a ótica da análise econômica do direito, buscando o diálogo interdisciplinar entre os campos do patrimônio cultural, dos jogos e do Direito, em um fenômeno processual-cultural, econômico-identitário-histórico. Para isso iniciou-se uma análise do que é o Patrimônio Cultural, o que é cultura e como o bem cultural se difere de outros bens patrimoniais. Como estudo de caso para arrimar o aporte teórico, se utilizou os jogos de tabuleiro que compõe a chamada Trilogia das Máscaras: um grupo de jogos baseados na simplificação das culturas maia (Tikal), inca (Cuzco) e asteca (Méxica), disponível em diversos países e línguas, inclusive no Brasil, em português. A intenção foi de aflorar as discussões sobre os bens culturais protegidos no país e no mundo e na forma que estes têm sido utilizados em apropriações privadas, para fins essencialmente econômicos.

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Biografia do Autor

Albano Francisco Schmidt, Univille - Universidade da Região de Joinville

Doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedades pela UNIVILLE. Mestre em Direito pela PUC-PR. Advogado. Professor de Direito na UNISOCIESC.

Bárbara Cristina Berger, UNISOCIESC

Acadêmica de Direito da UNISOCIESC

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Publicado

2021-05-16

Como Citar

Schmidt, A. F., & Berger, B. C. (2021). A Trilogia das Máscaras e os bens culturais: : um estudo de caso sobre a expansão da economia criativa no Brasil e suas implicações patrimoniais e econômicas. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.1929

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo