A Semiose da Diversidade Materializada na Comunicação Turística do Carnaval de Recife – 2019

Autores/as

  • Priscila Gayer Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1705

Palabras clave:

semiose, diversidade, comunicação turística, carnaval de Recife.

Resumen

O presente artigo busca compreender como e quais sentidos são acionados na semiose da diversidade, assim como esse símbolo se materializa na comunicação turística do Carnaval de Recife (2019). Para isso, são apresentadas as premissas teóricas sobre a semiótica e uma discussão teórica sobre a diversidade. A análise permite compreender que, ainda que os signos sejam compostos com base em sujeitos locais e seus elementos culturais, o conjunto que retrata o símbolo da diversidade traz no seu cerne a ideia de variedade, mais do que a problematização ou qualificação das particularidades presentes nas diferenças. Assim, a diversidade é tratada a partir de um discurso universalizador, permitindo inferir que símbolo da diversidade pode ser compreendido enquanto universal, na medida em que poderia ser replicado em qualquer outra realidade sem modificar seu sentido.

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Biografía del autor/a

Priscila Gayer, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel e Mestre em Turismo.

Doutoranda em Comunicação (UFRGS)

Professora da Universidade Federal do Rio Grande

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Publicado

2021-01-06

Cómo citar

Gayer, P. (2021). A Semiose da Diversidade Materializada na Comunicação Turística do Carnaval de Recife – 2019. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1705

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo