A tonada Palhaço: comicidade ritual presente na Danza de Tijeras da Sequia Tusuy, em Puquio – Peru
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1580Palabras clave:
Comicidade, Danza de Tijeras, Tonada Palhaç, Sequia TusuyResumen
Neste artigo, resultado de uma pesquisa exploratória que faz parte do meu período de doutorado co-tutela no Peru, no curso de Antropologia da Universidad Nacional Mayor de San Marcos busco sensivelmente revelar um espírito, dialogar com outra cultura, descrever com esmero algumas sequências da tonada Palhaço, presente no extenso repertório das (os) Danzantes de Tijeras, que no povoado de Puquio, nos Andes de Ayacucho competem representando a um ayllu (bairro) ou a uma família quechua. A Sequia Tusuy (Festa da Água) acontece no mês de agosto e setembro. Este momento do ano marca a subida dos Auquis (velhos sábios sacerdotes indígenas) até o ponto mais alto da cordilheira, nas huacas ou lugares sagrados para trazer a “água nova”. Nesta festa os Danzantes de Tijeras realizam o chamado atipanakuy, repertório completo de sua dança. A tonada Palhaço é um momento cômico desta jornada ritual em dança. Trata-se de “jogos” divertidos onde o público se torna protagonista. Conclui-se que mesmo sendo a Danza de Tijeras considerada em 2010 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, seus músicos e suas (seus) danzantes, em sua grande maioria vivem em duras condições na capital e em outras cidades do Peru.
Métricas
Citas
ALDORADIN, Fortunato Anchita. Taki Onq’oy: Danzantes de Tijeras. Fondo Editorial del Ministerio de Educación em Lima, 2005. (Obra Completa)
ARGUEDAS, José María. Yawar Fiesta. Lima: Editorial Horizonte, 1983. (Obra completa)
CALLE, Juan Francisco Tincopa. Sekia: Yaku Raymi, la fiesta del Agua. Revista Mirador Chanka, n 11, 2016. (Artigo em Periódico Físico)
DURÁN, Cinthia. La Danza de las Tijeras: continuidad dinámica y reinvidicación de la identidad indígena andina. 2017. 52 f. Monografia (Skidmore College- Relaciones Internacionales con enfoque regional en América Latina; y Estudios de Investigación en Danza)- Programa Perú: Pueblos indígenas y Globalización, SIT Study Abroad, Lima, 2017. (Dissertação ou Tese)
MONTOYA, Rodrigo Rojas. En defensa del nevado Qarwarasu, su agua-vida-fiesta, y sus danzantes de tijeras. Julho de 2015. Disponível em: https://redaccion.lamula.pe/2015/08/10/en-defensa-del-nevado-qarwarasu/albertoniquen/. Acesso em: 3 de julho de 2018. (Artigo em Periódico Digital)
_________. Porvenir de la cultura quechua en Perú. Lima: Fondo Editorial de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2010. (Obra Completa)
NÚÑEZ, Lucy Rebaza. Los Danzaq. Lima: Museo Nacional de la Cultura Peruana, 1990. (Obra completa)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.