A tonada Palhaço: comicidade ritual presente na Danza de Tijeras da Sequia Tusuy, em Puquio – Peru

Autores/as

  • Ana Carolina Fialho Abreu Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1580

Palabras clave:

Comicidade, Danza de Tijeras, Tonada Palhaç, Sequia Tusuy

Resumen

Neste artigo, resultado de uma pesquisa exploratória que faz parte do meu período de doutorado co-tutela no Peru, no curso de Antropologia da Universidad Nacional Mayor de San Marcos busco sensivelmente revelar um espírito, dialogar com outra cultura, descrever com esmero algumas sequências da tonada Palhaço, presente no extenso repertório das (os) Danzantes de Tijeras, que no povoado de Puquio, nos Andes de Ayacucho competem representando a um ayllu (bairro) ou a uma família quechua. A Sequia Tusuy (Festa da Água) acontece no mês de agosto e setembro. Este momento do ano marca a subida dos Auquis (velhos sábios sacerdotes indígenas) até o ponto mais alto da cordilheira, nas huacas ou lugares sagrados para trazer a “água nova”. Nesta festa os Danzantes de Tijeras realizam o chamado atipanakuy, repertório completo de sua dança. A tonada Palhaço é um momento cômico desta jornada ritual em dança. Trata-se de “jogos” divertidos onde o público se torna protagonista. Conclui-se que mesmo sendo a Danza de Tijeras considerada em 2010 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, seus músicos e suas (seus) danzantes, em sua grande maioria vivem em duras condições na capital e em outras cidades do Peru.

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Citas

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Publicado

2019-05-31

Cómo citar

Abreu, A. C. F. (2019). A tonada Palhaço: comicidade ritual presente na Danza de Tijeras da Sequia Tusuy, em Puquio – Peru. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1580

Número

Sección

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura