Corpo e Presença: experiências dentro e fora da sala de aula

Autores

  • Rosane Tesch de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1513

Palavras-chave:

Audiovisualidades, Corpo, Cotidianos, Educação, Experiência

Resumo

Em novembro de 2016, a professora Lúcia promoveu, em uma turma de Educação Infantil, uma exposição e uma apresentação de dança intituladas Ubuntu! e as atividades foram observadas e filmadas para análise, considerando as pesquisas com os cotidianos. Durante a análise, as intersecções entre o aqui e agora, o tempo real e o tempo virtual se apresentaram para além de qualquer configuração pré-concebida ou planejamento que pudesse prever uma experienciação. São os resultados dessa experiência estética, que toca o sujeito na pausa, na interrupção, no perigo e no estranhamento que movem esse texto em que são produzidos apontamentos sobre experiências que envolvem corpo e presença dentro e fora da sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosane Tesch de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Bacharel e Licenciada em Letras, também pela UERJ; e Especializada em Arte e Cultura pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Atuou como Professora convidada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa - CESAP/ISEAC/FAAC-ES, pólo RJ, e foi membro do Grupo de Pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença, linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, ProPEd/UERJ, coordenado pela Prof. Dra. Maria da Conceição Silva Soares. Atualmente, é professora e gestora na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SME/RJ e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação - CACE/UNIRIO, coordenado pela Prof. Dra. Adriana Hoffmann Fernandes. Tem Experiência e interesse na área de Educação com ênfase em Audiovisualidades, Cotidianos, Cultura, Educação, Formação e Autoformação Docente.

Referências

ALVES, Nilda Guimarães. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias: Rio de Janeiro, ano 4, n. 7-8, jan/dez. 2003.

ALVES, Nilda; BERINO, Aristóteles de Paula; SOARES, Conceição. Como e até onde é possível pensar diferente? Micropolíticas de currículos, poéticas, cotidianos e escolas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 49-66, jan./abr. 2012.

CARVALHO, Victa de. Experiência e cotidiano na arte contemporânea. 23º Encontro Nacional da ANPAP, “Ecossistemas Artísticos”. Belo Horizonte, 15 a 19 de setembro de 2014, p. 2957-2970. Disponível em:

http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/simposios/simposio08/Victa%20de%20Carvalho.pdf>. Acesso em: 21 maio 2018.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano 2: morar e cozinhar. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 157-175.

GELEDÉS. Panos africanos: tradição reinventada. Postado em 13/01/2014. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/panos-africanos-tradicao-reinventada/#gs.vC0=htY>. Acesso em: 02 Mai 2018.

GENDLIN, Eugene T. A experiência e a criação do significado: uma abordagem filosófica e psicológica da subjetividade. Illinois: Universidade do Noroeste, 1997.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução de Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, Jan-Abr, 2002, p. 20-28.

SOARES, Maria da Conceição Silva. A Comunicação Praticada com o Cotidiano da Escola: currículos, conhecimentos e sentidos. Vitória, ES: EspaçoLivros, 2009.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Oliveira, R. T. de. (2019). Corpo e Presença: experiências dentro e fora da sala de aula. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1513

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura