Linguagem de Outrora na Poesia de Henriqueta Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i2.1454Palabras clave:
Henriqueta Lisboa, Léxico, Poesia, VocabulárioResumen
Este trabalho apresenta uma proposta de vocabulário, antigo, nas poesias da autora Henriqueta Lisboa. Pelo léxico utilizado pela autora, podemos constatar as vivências, sentimentos e ideologias da poetisa e assim demonstrar retratos de uma época, a partir de vocábulos não mais usuais no presente. Para desenvolver esse trabalho o procedimento metodológico escolhido foi o da pesquisa bibliográfica. As orientações teórico-metodológicas estão de acordo com os pressupostos da Lexicologia. A organização do vocabulário apresenta os termos em ordem alfabética, seguidos de informações gramaticais, definição, remissiva e nota.
Palavras-chave: Henriqueta Lisboa; Léxico; Poesia; Vocabulário.
Métricas
Citas
ARAGÃO, M. do Socorro Silva de.; PONTES, Antônio Luciano; FARIAS, Emília Maria P.(orgs.) Tópicos em lexicologia, lexicografia e terminologia. Fortaleza: UFC, 2006.
BAGNO, Preconceito linguístico: o que é e como se faz. São Paulo, Loyola, 2007.
BARROS, Lídia Almeida. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2004.
BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Léxico e Vocabulário Fundamental. São Paulo: Alfa,
ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do Léxico- Brincando com palavras. 4º ed. São Paulo: Contexto, 2010.
LIMA, Luciana. Linguisticaemfoco.wordpress.com/variação – diacrônica. 2013: acesso em:11/06/18.
MATOS, Alessandra Vasconcelos. Vocabulário semi-sistemático da Terminologia do caranguejo, in: Tópicos em lexicologia, lexicografia e terminologia. Fortaleza: UFC, 2006.
PONTES, Antônio Luciano. Dicionário para uso escolar: o que é, como se lê. Fortaleza:
EDUECE, 2009.
REIS, Carla Francine da Silva. Meninices de uma poetisa: um estudo de O menino poeta, de Henriqueta Lisboa. Assis, 2014.
RODRIGUES, Elias Maurício da Silva. Glossário eletrônico da terminologia da farinha de
mandioca na Amazônia paraense. 2015. Tese (Doutorado em Linguística), Programa de
Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
TARALLO, F. A pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.