Dekasseguis e as Penitenciárias: pesquisando as fronteiras entre o Brasil e o Japão.

Autores

  • Nathan Bueno Macêdo Universidade Federal do Pampa - Unipampa LEPIF
  • Letícia Nuñez Almeida Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.133

Palavras-chave:

dekassegui, relações nipo-brasileiras, imigração

Resumo

Quando se discute sobre a situação atual dos presídios no Brasil e os altos índices de violência vividos na sociedade brasileira, facilmente são encontrados discursos sobre as prisões estrangeiras as quais seriam modelos para uma “solução” ao problema da nossa inchada massa carcerária. Como é o caso dos sistemas penitenciários americanos e japonês, as quais adotam a pena de morte como punição à prática de crimes hediondos. Não raro a mídia e o senso comum associam o baixo índice de violência desses países à rigidez e ao temor pela pena de morte. Nesse contexto, o presente estudo visa compreender em que medida esses “achismos” se aproximam da realidade, buscando investigar como diferentes Estados vêm desenvolvendo as suas políticas públicas penitenciárias, tanto para os seus “nacionais” quanto para os estrangeiros/imigrantes. Nesse sentido, a pesquisa tem como recorte empírico as experiências do Brasil e do Japão, e visa apresentar algumas questões da complexa rede formada de relações internacionais privadas e públicas, analisando em que medida a realidade dos dois países se afasta e/ou se aproxima.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nathan Bueno Macêdo, Universidade Federal do Pampa - Unipampa LEPIF

Bacharelando do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento. Atuante no Grupo de Estudos Sobre a Ásia (GeÁsia), responsável pelas atividades e pesquisas com enfoque na Ásia Oriental e pesquisador e tradutor no Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteira (LEPIF).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Bueno Macêdo, N., & Nuñez Almeida, L. (2015). Dekasseguis e as Penitenciárias: pesquisando as fronteiras entre o Brasil e o Japão. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 1(02), 317–332. https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.133

Edição

Seção

Dossiê - Cultura, Fronteira e Relações Internacionais