El Teatro Esperança en el proceso de políticas públicas para el patrimonio en la ciudad de Jaguarão-RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.117Palabras clave:
Políticas Públicas, memoria, patrimonio cultural, Teatro.Resumen
En la ciudad de Jaguarão (Brasil) encontramos el tercer teatro más antiguo del Estado de Rio Grande do Sul, el Teatro Esperança, que tuvo su línea histórica atravesada por momentos auge hasta llegar a un proceso de depreciación y desuso. No obstante, se ha convertido en uno de los principales bienes patrimoniales de este municipio, alimentado por las políticas públicas para el patrimonio nominado a partir de la década de 1980, llegando, más recientemente, al proceso de restauración. En este contexto, buscamos presentar la relación de este proceso de recuperación lenta y gradual del Teatro Esperança y el momento de aceleración de esta recuperación con las políticas públicas presentadas a lo largo de las últimas décadas hasta su restauración. Para ello, nosotros utilizamos de los análisis de las Políticas Públicas y de la Historia del Teatro, levantados por los autores trabajados y la documentación existente en una secuencia de: descripción, análisis e interpretación.
Métricas
Citas
CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo, Contexto, 2011.
CASTRIOTA, Leonardo Barci. PAC Cidades Históricas - oportunidade para a conservação integrada? In: Locus - Revista de história de Juiz de Fora, v.16, n.2, pp.93-117, 2010.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1997.
FRANCO, Sérgio da Costa. Origens de Jaguarão: 1790-1833. 2ª Edição – Porto Alegre: Editora Evangraf Ltda, 2007.
HESSEL, Lothar. Teatro no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1999.
JORNAL A FOLHA, edição de 20/05/1991, artigo de Maria Dutra da Silveira.
JORNAL CORREIO DO POVO, edição de 24/04/1983.
JORNAL DA UFPEL, Pelotas, março, 1987, Projeto Jaguar.
JORNAL FOLHA DA TARDE, edição de 28/02/1984.
MARTINS, Roberto Duarte. A ocupação do espaço na fronteira Brasil - Uruguai: a construção da cidade de Jaguarão. Tese. (Doutorado em Histórias Especializadas) – Universidade Politécnica da Catalunha, 2002.
NUNES, Valdo Dutra; GARCIA, Jorge Arismendi. Ficha técnica da proposição – Estudo preliminar. Jaguarão/Prefeitura Municipal, 1983.
PRATS, Llorenç. Concepto y gestión del patrimonio local. Cuadernos de Antropología Social Nº 21, pp. 17-35, 2005. PDF.
ZORZI, 2012. In: BÔAS; COSTA, Cadernos Jaguarenses, Vol. 5, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.