Chamada: Dossiê - De(s)colonizando mentes femininas em territórios Afrodiaspóricos: Construção coletiva de nova metodologia

2022-11-11

Está aberta a chamada de artigos para composição do Dossiê: De(s)colonizando mentes femininas em territórios Afrodiaspóricos: Construção coletiva de nova metodologia. O recebimento de artigos será até 07 de maio de 2023, com publicação prevista em junho. 

Ementa: O dossiê tem como objetivo realizar discussões sobre representações, lutas, frentes de conquistas realizadas por mulheres da América Latina/Afrodiaspórica. A colonização foi um momento histórico que marcou profundamente homens e mulheres latino-americanas/afrodiaspóricas. Porém, foi a mulher a principal invisibilizada por esse processo de racionalização do colonizador, em especial a mulher negra e indígena/Afrodiaspórica. Por isso, é necessário de(s)colonizar mentes femininas na América Latina por meio de obras, da história de vida, escritos, pensamentos e conhecimentos de mulheres que foram apagados pela história dominada por homens brancos. Ao resgatarmos toda a produção epistemológica, antropológica, sociológica e científica de mulheres da América Latina/Afrodiaspórica, reafirmamos o lugar que deve ser reconhecido a elas/nós enquanto pensadoras, cientistas, ativistas, questionadoras e construtoras de um mundo plural e igual. A perspectiva de(s)colonial não é apenas uma contestação ao colonialismo/colonialidade, vai além, posto que, traz para o debate a importância de discutir raça, gênero, sexualidade, classe e geopolítica. Portanto, a partir de tais premissas, buscamos contribuições para a de(s)colonização mentes femininas na América Latina/Afrodiaspórica. São bem-vindas discussões que tenham por base os Estudos do Sul; novas epistemologias, como por exemplo as Epistemologias de Terreiro; Mulherismo Afrikana; e, outras teorias/epistemologias/práticas que buscam contribuir para a construção de um mundo em que a humanidade de mulheres negras e indígenas seja possível.