Fotografia na Serra dos Tapes: a trajetória profissional e pessoal de Heinrich Feddern

Autores

  • Cristiano Gehrke Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.96

Palavras-chave:

Estado Novo, Fotografia, Imigração, Nazismo, Serra dos Tapes

Resumo

Localizada na região sul do Rio Grande do Sul, a Serra dos Tapes é uma região na qual se instalaram, durante o século XIX e XX grupos de imigrantes, majoritariamente de origem germânica. Dentre estes, se destacou a figura de Heinrich Feddern, profissional ligado à produção de fotografias, que foi perseguido e preso acusado de colaboração com o regime nazista durante o Estado Novo. Desta forma, o presente ensaio tem como objetivo tratar da trajetória pessoal e profissional deste fotógrafo e as implicações de sua prisão sobre a produção de registros fotográficos, bem como a importância deste profissional no cenário fotográfico local.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBERTI, Verena. Indivíduo e biografia na história oral. Rio de Janeiro: CPDOC, 2000.

GERTZ, René. O perigo alemão. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1998.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GIRON, Loraine Slomp. As sombras do littorio: o fascismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Parlenda, 1994.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

MAUAD, Ana Maria. A fotografia e a família no Brasil oitocentista. IN: ANDRÉ, Richard Gonçalves. Álbuns de família: a história e a memória entre os fios luminosos da fotografia. Londrina: Ed. UEL, 2014 (p.09-49).

MEIHY, José Sebe Carlos. Guia Prático de história oral. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre ética na História Oral. IN: PERELMITEL, Daisy. Ética e História Oral. Projeto História. PUC-SP: São Paulo, 1997 (p.13-49).

POSSAMAI, Zita Rosane. Cidade fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos – Porto Alegre, décadas de 1920 e 1930. Tese de Doutorado em História – UFRGS: Porto Alegre, 2005.

SOARES, Tais Castro. Memória da fotografia em Pelotas-RS na produção dos ateliês de Lhullier e Amoretty. Universidade Federal de Pelotas. Dissertação de Mestrado Memória Social e Patrimônio Cultural, 2009.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Gehrke, C. (2016). Fotografia na Serra dos Tapes: a trajetória profissional e pessoal de Heinrich Feddern. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(1), 57–77. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.96

Edição

Seção

Dossiê - História, Memória e Identidades