O Assistente Social enquanto trabalhador assalariado: desafios presentes no cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i2.939Keywords:
Assistente Social, direitos sociais, capitalismo, trabalho.Abstract
Objetivando refletir sobre a condição do assistente social enquanto trabalhador assalariado e os desafios presentes no cotidiano profissional frente a atual conjuntura capitalista busca-se por meio da pesquisa bibliográfica, debater sobre as transformações políticas, econômicas e sociais que vem ocorrendo nas últimas décadas e que tem impactado diretamente no mundo do trabalho e no cotidiano do exercício profissional do assistente social, partindo da premissa do reconhecimento do Assistente Social enquanto trabalhador assalariado, inserido no atual sistema capitalista vigente, busca-se com a realização do presente trabalho contribuir para o debate crítico da categoria a cerca dos desafios postos a profissão frente às condições de trabalho precarizado do assistente social na atual conjuntura capitalista.
Metrics
References
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas: Cortez - 10ª Ed. 2000.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo. 7ª reimpressão, 1999.
ANTUNES, R. SILVA, M. A. M. O avesso do trabalho. 1ª. Ed. - São Paulo: Expressão Cultural, 2004.
CRAVEIRO, A. V. Trajetória histórica da profissão do Serviço Social. 2017.
GUERRA, Y. A instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo, Cortez. 1999.
IAMAMOTO, M. V; CARVALHO, R. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 20. Ed. – São Paulo: Cortez, 2000.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. – São Paulo: Cortez, 4ª. Ed., 2001.
IAMAMOTO & MOTA ... [et al], (orgs), Ana Elizabete, Marilda Vilella. As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. – 2ª. Ed. - São Paulo: Cortez, 2007.
PERUZZO, J F. Reestruturação produtiva e sistema de proteção social. In Revista Virtual Textos e Contextos. PUCRS. Porto Alegre: 2002
MARTINELLI, M. L. O ensino teórico-prático do serviço-social: demandas e alternativas. In: Serviço Social & Sociedade nº. 44. São Paulo: Cortez, 1994.
MARTINELLI, M. L. O Serviço Social na transição para o próximo milênio: desafios e perspectivas. In: Serviço Social & Sociedade nº. 57. São Paulo: Cortez, 1998.
MARX, K. O Capital. Crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Boitempo Editorial, 2013.
MARX, K. O capital. Edição Condensada por Gabriel Deville. EDIPRO. 3ª Edição, 3ª Reimp. Bauru – SP. 2016.
MARX E ENGELS, K e F. O Manifesto comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 2ª. Ed. – São Paulo: Cortez, 1996.
NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 9ª. Ed. – São Paulo: Cortez, 2006.
NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In: Revista Serviço Social & Sociedade. Nº. 50, 1996.
PASSOS, R. G.Trabalho, cuidado e sociabilidade: contribuições marxianas para o debate contemporâneo. In: Revista Serviço Social & Sociedade. Nº. 126, São Paulo, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.