A GÊNESE DA SÜDOKTOBERFEST: sua origem e seu sentido histórico

Autores

  • Dalila Rosa Hallal UFPel
  • Helena Moreira Peske

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i2.921

Palavras-chave:

Festas. São Lourenço do Sul. Südoktoberfest

Resumo

Este artigo tem seu foco na origem e no sentido historicamente atribuídos à Südoktoberfest, festa realizada no município de São Lourenço do Sul – RS, no mês de outubro. A escolha do tema de investigação foi motivada pela inexistência de registros sobre o evento. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e por análise documental. Inicialmente,discutimos os múltiplos sentidos que historicamente foram atribuídos ao festejar. Constatou-se que a Südoktoberfest nasceu a partir do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein e teve como propósito inicial angariar recursos financeiros para que fossem realizadas reformas no espaço onde realizavam os seus ensaios. Posteriormente, a festa é percebida como uma homenagem à cultura germânica e como forma de valorização dos aspectos da cultura alemã em São Lourenço do Sul, configurando-se como um espaço de lazer e sociabilidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalila Rosa Hallal, UFPel

Doutora em História – PUCRS; Mestre em Turismo - UCS. Docente do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. 2011.Festas para que te quero: Por uma historiografia do festejar. Patrimônio e Memória. UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.1, p. 134-150.

AMARAL, R. de C. M. P. 2001. Festa à Brasileira: Significados do Festejar no País que “Não é Sério”. Ed. eBooksBrasil. Disponível em:http://www.ebooksbasil.org. Acesso em: 12 ago. 2012.

BOSENBECKER, P. 2011.Uma Colônia Cercada de Estâncias: Imigrantes em São Lourenço/RS.Dissertação de Mestrado (História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BUENO, M. S. 2006. Festa: o dom do espaço. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano III, n. 2, p. 91-103.

CAMPBELL, J. 2002. Isto és tu. Redimensionando a metáfora religiosa.São Paulo: Landy Editora.

COSTA J.S. DIETRICH, B. ALMEIDA, J.S.N.150 Anos de Imigração Alemã-Pomerana em São Lourenço do Sul. Porto Alegre: Comunicar Brasil,2008.

MATTA, R.da.Carnavais, malandros e heróis:para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

GASTAL, S. de A. MACHIAVELLI, M. S. Festa Temática: Considerações em torno de um novo conceito. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 8.,2011, Balneário Camboriú/SC.Anais...Santa Catarina, 1998.

HAMMES, E. L. São Lourenço do Sul: Radiografia de um Município: Das Origens ao Ano 2000; v.1 / São Leopoldo: Studio Zeus, 2010.

ITANI, A. Festas e Calendários. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

JACOB, J. K. FOERSTE, E. Pommerhochtied: Um Casamento Pomerano no Espírito Santo. Vila Pavão, ES: Gráfica Cricaré, 2009.

MÜLLER, C. R.O consumo que une gerações: um estudo dos hábitos de consumo dos descendentes de germânicos e sua influência na manutenção da identidade étnica. Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.

MÜLLER, T. L.Colônia Alemã: Histórias e Memórias.Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes,1981.

ROLLA, A. da R. HEES, C. R.2007. A Cultura Imigrante e a Formação da Identidade da Região Centro-Sul.In: SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA, 10.,SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHOS ACADÊMICOS, 8.,V MOSTRA DE ATIVIDADES EXTENCIONISTAS E PROJETOS SOCIAIS, 5.,Guaíba,Anais... Rio Grande do Sul, 2007.Disponível em: Disponível em: http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2007/artigos/letras/206.pdfAcesso em: 17 jun. 2013.

SASSE, M. D. Oktoberfest: A Festa da Cerveja. Rio de Janeiro: Ultaset,1991.

SEHNEM, A.Oktoberfest de Itapiranga: 3º Anos de História. São Miguel do Oeste: McLee, 2009.

SILVA, T. C.da.A imagem da Dança no Turismo do Brasil. Revista Itinerarium v.2. Departamento de Turismo e Patrimônio – Escola de Museologia – Centro de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Hallal, D. R., & Peske, H. M. (2018). A GÊNESE DA SÜDOKTOBERFEST: sua origem e seu sentido histórico. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.23899/relacult.v4i2.921

Edição

Seção

Dossiê - Lazer e Turismo: uma abordagem histórica e patrimonial