Notas sobre Terrorismo, Globalização e Transições Históricas
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i1.880Keywords:
transições históricas, terrorismo, globalizacaoAbstract
Este artigo propõe discutir as questões relacionadas ao terrorismo e à globalização a partir da lógica do pensamento postulada por autores como Zygmunt Bauman, Guy Debord e Eric Hobsbawm. Para isso, procura entender o significado do entrelaçamento entre terrorismo e globalização como elementos que fazem parte do processo de transição histórico levando em consideração a espetacularização desses atos no mundo ocidental, entendendo-os como uma forma de crítica a falência do sistema de valores proposto pelo modo de produção capitalista. Nesse sentido, ele entende que a sociedade ocidental baseia-se em relações sociais frágeis, baseadas no trópus da modernidade, que são construídas através da disseminação de informações através da Internet. Essa disseminação de informações cria a falsa ideia da dissolução das fronteiras, quando de fato o que vemos é o processo inverso e o reforço do conservadorismo nas formas de pensamento.
Metrics
References
ALVES, José Augusto Lindgren. 1995: Direitos Humanos em “Sursis”. In: Lua Nova Revista de Cultura Política, nº 35, 1995, p. 149-167.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de Política. Brasília/São Paulo, UnB/Imprensa Oficial, 2000, p.1252-1254.
BOFF, Leonardo. Por uma definição de terrorismo. In: https://leonardoboff.wordpress.com/2014/02/14/para-uma-definicao-do-terrorismo/ Acesso em janeiro de 2016.
CHOMSKY, N. 11 de setembro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. eBooksBrasil.com, 2003. In: https://www.marxists.org/portugues/debord/1967/11/sociedade.pdf, acesso em 15 de junho de 2017, às 15 h e 34 min.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1988.
GUATTARI, Feliz. Caosmose: um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2 ed. São Paulo: 34, 2012. (Coleção TRANS).
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed, Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HOBSBAWM, Edward. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
HOBSBAWM, Eric. Terrorismo Global. In: Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, n.1, julho 1978, p. 25-28.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual?. 2 ed, São Paulo: Editora 34, 2011.
MAIA, Mônica. Historiadores da UFRJ produzem mapa do terrorismo mundial. In: http://www.faperj.br/?id=1042.2.4 Acesso em janeiro de 2015.
SCLIAR, Moacyr. História do Conceito de Saúde. In: Physis Rev. de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1): p. 29-41, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.