Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.

Autores

  • Taciane Neres Moro Universidade Federal do Pampa
  • Lilian Simone Souza Pires Universidade Federal do Pampa
  • José Luciano Gattibone Vasques Universidade Federal do Pampa
  • Tiara Pimentel Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Bernadino Colvero Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.771

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Patrimônio, PIBID, São Borja, Ensino

Resumo

O presente artigo pretende descrever o trabalho realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, refletindo sobre algumas experiências desde a vinculação da escola ao programa. A escola localiza-se no bairro do Passo área suburbana do município de São Borja. Durante o ano de 2015, o PIBID como subprojeto de História, elegeu como tema central a Educação Patrimonial. O primeiro momento deste trabalho será dedicado a expor elementos sobre São Borja e sua formação histórica, remanescentes das missões jesuíticas dos séculos XVII-XVIII. O município pode ser caracterizado como um campo fértil para pesquisas e estudos históricos sendo que são inúmeros os Patrimônios materiais e imateriais que podem ser percebidos no cotidiano popular e merecem estudos mais aprofundados, principalmente naqueles que se remetem às origens históricas do município. O PIBID, nesse sentido, possibilita pensarmos formas de trabalho dentro da temática da Educação Patrimonial como tema transversal. No segundo momento, a exposição teórica destaca, os momentos que se apresentam como ápice das experiências com o tema, durante a aplicação do projeto. Os alunos foram levados além das dependências escolares para realizar entrevistas e visualizar, na prática, os elementos culturais contidos nas artes, e da musicalidade fomentada por artistas conhecidos da região. Para finalizar, o grupo de estudantes do Ensino Fundamental identificou que as diferentes formas de expressões, contidas na música, na dança, na declamação, nos objetos e nas artes plásticas possuem raízes históricas ligadas a cultura guaraní-missioneira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOFF, Claudete. A produção artística da Redução de San Angel. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.

COLVERO, Ronaldo. Negócios da Madrugada: o comércio ilícito na fronteira do Rio Grande do Sul. Passo fundo: UPF, 2004.

COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.

FERREIRA, Cristófer ; PINTO, Muriel . As realidades socioculturais na região de fronteira São Borja – Brasil / Santo Tomé – Argentina In: II Emicult - Encontro Missioneira Interdisciplinar em Cultura, 2016, São Luiz Gonzaga. Anais Grupos de trabalho, 2016. v. 2.

IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Mais Educação: Manual de Aplicação. Brasília, DF. IPHAN DAF COGEDIP CEDUC, 2013. p.85.

KERN, Arno. Entre os mitos e a história: as Missões Jesuíticas Platinas. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.

SANTOS, Julio; RODRIGUES, Marcia. O “descaso” com o patrimônio histórico: Educação patrimonial em sala de aula. Revista latino-americana de história. Vol.2, nº6. Agosto, edição especial. Programa de pós-graduação em história. UNISINOS, 2013.

UESSLER, Claudia. O Espaço Rural Missioneiro: Núcleos Produtivos, uma revisão necessária. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.

WILDE, Guillermo. Objetos, Personas y Alteridad em El Espacio Misional. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo F. Missões em Mosaíco: Da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.

Site do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE <http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel. php?lang=&codmun=431800&search=rio-grande-do-sul|sao-borja|infograficos:-dados-gerais-do-municipio> acessado em 08 de abril de 2017.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Moro, T. N., Souza Pires, L. S., Vasques, J. L. G., Pimentel, T., & Colvero, R. B. (2018). Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.771

Edição

Seção

Dossiê: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES