Uma Terra Só: Cultura, Interculturalidade na Fronteira entre Jaguarão, no Brasil e Rio Branco, no Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.57Keywords:
Fronteira. Cultura. Ponte Internacional Mauá. Fronteiriço.Abstract
O presente artigo aborda o relevo da Ponte Internacional Mauá na formação da interculturalidade da fronteira Jaguarão, Brasil e Rio Branco, Uruguai. O trabalho denota breves fatores históricos de importância desta fronteira, como a formação dos municípios, a construção da ponte e sua relevância em termos patrimoniais. Mostrar a Ponte como elo simbólico de culturas é o objetivo principal do trabalho, alcançado através da teoria como sua principal fonte. Dessa forma, a integração entre as culturas acontece não só por aproximação territorial, mas por fatores econômicos que acabam por unir o fronteiriço e torná-lo intercultural.Metrics
References
ALEJO, Jorge Aicardi. Rio Branco: un enfoque historico y su realidad actual de cara al año 2000. Río Branco, Uruguay. Junta Autonoma Electiva de Rio Branco, 1992.
BENTO, Fábio Régio. Fronteiras, Significado e Valor – A partir do estudo da experiência das cidades-gêmeas de Rivera e Santana do Livramento. Revista Conjuntura Austral. Vol. 3, nº. 12. ISSN: 2178-8839, 2012.
BÔAS, Alexandre dos Santos Villas. A Enfermaria Militar de Jaguarão: conhecendo sua história. XI Encontro Estadual de História. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, 2012.
COSTA, Luciana de Castro Neves. Dissertação de mestrado. Turismo e Paisagem Cultural: para pensar o transfronteiriço. Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Turismo, Caxias do Sul, 2011.
CUSTÓDIO, Luiz Antônio; STORCHI, Ceres; ROMAN, Vlademir. Roteiros de Arquitetura da Costa Doce – Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Sebrae, 2009.
FRANCO, Sérgio da Costa. Gente e Coisas da Fronteira Sul: ensaios históricos. Porto Alegre: Sulina, 2001.
GALLERO, Álvaro López. Colonia y Rio Branco: dos caras de la globalización. In.: CASTELLO, Iára Regina; KOCH, Miriam Regina; OLIVEIRA, Naia; SCHÄFFER, Neiva Otero; e STROHAECKER, Tânia (orgs). Fronteiras na América Latina: espaços em transformação. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/Fundação de Economia e Estatística, 1997.
GASTAL, Susana de Araújo; COSTA, Luciana de Castro Neves. Das Fronteiras do Turismo ao Turismo de Fronteiras: por uma ótica transfronteiriça do fenômeno turístico. In: Turismo, Fronteira e Cultura /organizado por Francisco das Neves Alves. Santa Vitória do Palmar: Universidade Federal do Rio Grande, 2011.
GRIMSON, Alejandro. Fronteras, Naciones e Identidades. Ciccus – La Crujia. Buenos Aires: 2000.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades: Jaguarão. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=431100> Acesso em: 05 de agosto de 2015.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: PAC – Cidades Históricas. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/montarDetalheConteudo.do?id=15479&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia >. Acesso em 10 de junho de 2014.
MARTINS, Roberto Duarte. A Ocupação do Espaço na Fronteira Brasil-Uruguay: a construção da cidade de Jaguarão. Tese. (Escola Técnica Superior D’Arquitectura). Universitat Politécnica de Catalunya - Espanha, 2001.
MIRANDA, Wilson Marcelino. Arquitetura e Urbanismo na Fronteira Brasil/Uruguai: o espaço comercial construído em Jaguarão/Rio Branco (1800-1940). Tese. Curso de Doutorado em Integração Regional. Universidade Federal de Pelotas, 2002.
Ponte Internacional Barão de Mauá : dossiê de candidatura : Patrimônio Cultural do Mercosul – PCM = Puente Internacional Barón de Mauá : dossier de candidatura : Patrimonio Cultural del Mercosul – PCM / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília-DF : IPHAN, 2015.
RIZZON, Carlos Garcia. Outras Geografias em Literatura de Fronteira. Para Onde!? (UFRGS). Vol. 6, p. 114-124, ISSN: 19820003, 2012.
SOARES, Eduardo Alvares de Souza. Ponte Mauá: uma história. Porto Alegre: Evangraf, 2005.
SOARES, Eduardo Álvares de Souza; FRANCO, Sérgio da Costa (org). Olhares sobre Jaguarão. – Porto Alegre: Evangraf, 2010.
SCHLEE, Aldyr Garcia. Uma terra só. 2ª ed. Porto Alegre: ardotempo, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.