A Presença Indígena no Telejornal Liberal: Redes de Memória e Identidade

Autores

  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Analaura Corradi Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Karen dos Santos Correa Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.467

Palavras-chave:

Análise do discurso. Telejornal. Sociedades Indígenas. Redes de Memória. Identidade

Resumo

Desde o início da colonização, nas primeiras cartas enviadas à Europa, os povos indígenas passaram a ser descritos pelo olhar estrangeiro. A interação com os colonizadores propiciou para que as práticas indígenas sofressem alterações e as legitimações discursivas sobre eles começassem a se constituírem. Tomando a análise do discurso como uma referência teórico-metodológica, este artigo se propõe analisar um vídeo, de 7 minutos e 51 segundos, referente a uma matéria sobre protestos realizados pelos indígenas da etnia Munduruku na cidade Jacareacanga – estado Pará, veiculado no telejornal Liberal 1ª edição – afiliada da Rede Globo, no dia 3 de julho de 2012. Essa análise se fundamenta nas discussões teóricas dos estudos culturais envolvendo redes de memória e identidade sendo atravessadas pela perspectiva discursiva foucaultiana, e estudos sobre identidade, discurso e mídia, usando a análise do discurso para compreender como as produções discursivas midiáticas estão permeadas de relações de poder, regimes de verdade e procedimentos de controle que legitimam discursos sobre os indígenas brasileiros.  Neste, o discurso veiculado sobre os indígenas mostra o que é ser indígena no Brasil: agressivo e selvagem. Depara-se, com isso, que a matéria televisiva coloca em circulação enunciados que se inscrevem em uma rede de memórias estabelecendo um indígena selvagem e perigoso

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura; Universidade da Amazônia – UNAMA; Belém, Pará, Brasil; rp.douglas@hotmail.com.

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutora em Ciências Agrárias, Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura; Universidade da Amazônia – UNAMA; Belém, Pará, Brasil; rp.douglas@hotmail.com. 

Karen dos Santos Correa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura; Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).E-mail: karenletrasrp@gmail.com

A Presença Indígena no Telejornal Liberal:

Redes de Memória e Identidade

Referências

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

COSTA, V.M.T. “À sombra da floresta”: os sujeitos amazônicos entre estereótipo, invisibilidade, colonialidade no telejornalismo da Rede Globo. Tese de doutorado defendida no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, 2011.

COURTINE, J. Discursos sólidos, discursos líquidos: a mutação das discursividades contemporâneas. In: SARGENTINI, V.; GREGOLIN, M. R. (Org.). Análise do discurso: heranças, métodos e objetos. São Carlos: Editora Claraluz, 2008a. p. 11-19.

COUTINHO, I.M.S. Dramaturgia no telejornalismo: a narrativa da informação em rede e nas emissoras de televisão de Juiz de Fora-MG. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

FOUCAULT, M. A arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FOUCAULT, M. A Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2007.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2006.

GREGOLIN, M.R. Identidade: objeto ainda não identificado? Estudos da Língua (gem) (Impresso), v. 04, p. 23-36, 2008.

GREGOLIN, M.R. A mídia e a espetacularização da cultura. In: Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. Organizado por Maria do Rosário Gregolin. São Carlos-SP: Claraluz, 2003.

GREGOLIN, M.R. Courtine e as metamorfoses da análise do discurso. In: SARGENTINI, V.; GREGOLIN, M.R. (Org.). Analise do Discurso: herança, métodos, objetos. Análise do Discurso: herança, métodos, objetos. 01 ed. São Carlos, SP: Claraluz, 2009.

GREGOLIN, M.R.. Análise do Discurso e mídia: a reprodução das identidades.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. Tradução Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro. Editora, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

KELLNER, Douglas. A cultura da Mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.

NEVES, Ivânia dos Santos. A Invenção do Índio e as Narrativas Orais Tupi. Tese de Doutorado em Análise do Discurso. Campinas, SP: UNICAMP, 2009.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos,Rio de Janeiro, vol.2, n. 3, 1989, p. 3-15. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/download/2278/1417. Acesso em março de 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SOUSA SANTOS, B. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2000

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Assumpção, D. J. F., Corradi, A., & Correa, K. dos S. (2017). A Presença Indígena no Telejornal Liberal: Redes de Memória e Identidade. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.467

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo