Gastronomia e Turismo Cultural: Um Exercício para a Divulgação de Atrativos Turísticos Brasileiros

Autores

  • Aliner Da Maia Alves Aliner Universidade Federal de Santa Maria- Campus Silveira Martins
  • Taiane Motta Rodrigues Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mônica Elisa Dias Pons Doutora em Comunicação Social, Professora Adjunta do Departamento Multidisciplinar/ UDESSM da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Silveira Martins

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.44

Palavras-chave:

Turismo Cultural. Gastronomia Típica. Organização de Evento. Divulgação Turística.

Resumo

 O presente trabalho integrou a "Feira Cultural Sabores e Saberes do Brasil", desenvolvida na disciplina de Eventos no Turismo do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Federal de Santa Maria, que tinha como objetivo envolver os alunos em todas as etapas da execução de um evento de divulgação turística. Para o evento foram preparadas bancas pelos alunos, nas quais haviam roteiros de cada região e material visual com os atrativos regionais, tais como: sítios históricos, museus, casas de cultura, festas e celebrações locais, gastronomia típica, artesanato e produtos típicos, feiras e mercados tradicionais, saberes e fazeres locais. Como resultado desta atividade a turma pode compreender melhor as fases da preparação de eventos de divulgação turística, a necessidade de uma boa preparação dos roteiros e material de apoio de atrativos da culinária típica e, principalmente, a motivação desses eventos é o contato direto com o público-alvo que pode gerar um retorno fundamental para um bom planejamento da atividade turística.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aliner Da Maia Alves Aliner, Universidade Federal de Santa Maria- Campus Silveira Martins

Acadêmica  no Curso Superior  em Gestão de  Turismo da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Silveira Martins.

Referências

ANDRADE, José Vicente de. Turismo: fundamentos e dimensões. 8ª edição. São Paulo: Ática, 2008.

BAHL, M. Turismo e Eventos. Curitiba: Protexto, 2004.

BARBOSA, Fabrício Silva. Planejamento estratégico para eventos: um estudo de caso das estratégias de marketing utilizadas pela Oktoberfest de Santa Cruz Do Sul/RS. CULTUR Revista de Cultura e Turismo, Ano 07, nº 01, Fev. 2013, p.87-104.

BARCZSZ, S.D; AMARAL, F.F. Turismo gastronômico: a percepção do turista na 18ª festa nacional do carneiro no buraco de campo mourão estado do Paraná. Patrimônio: Lazer & Turismo, v.7, nº 11 jul.-ago.-set./ 2010, p.66-98. Disponível em http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/pdf/Artigo4_v7_n11_jul_ago_set2010_Patrimonio _UniSantos_(PLT_33).pdf. Acesso em 06/05/2014.

BRASIL. Ministério do Turismo. Marcos conceituais do Ministério do Turismo, 2006. Disponível em htpp://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf, acesso em 18/05/2015.

BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo: Diretrizes. Ministério do Turismo/ Secretaria Nacional de Políticas de Turismo: Brasília, 2013.

BRITO, Janaína; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CORNER, Dolores Martin Rodriguez. A Gastronomia como Atrativo no Turismo Cultural. Anais do IV Seminário de pesquisa em Turismo do Mercosul. Caxias do Sul, 7 e 8 Jun. 2006. Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/tplSemMenus/posgraduacao/strictosensu/turismo/seminarios/seminario_4/arquivos_4_seminario/GT03-6.pdf, acesso em 18/05/2015.

DIAS, Reinaldo. Turismo e Patrimônio Cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.

DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do Marketing Turístico. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

PINHEIRO, Andréa Freitas. Uma Análise dos Fatores Favoráveis à Prática do Turismo de Aventura no Município de Quixadá – CE. Anais do II Seminário Internacional de Turismo Sustentável, Fortaleza-CE, 2008.

SANTOS, N. R. Z. dos; CERETTA, C. C.; ZIEMANN, D. R. Cafés coloniais como referência cultural e atrativo turístico no município de Agudo, RS, Brasil. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n.1, p. 39-48, jan./abr. 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Aliner, A. D. M. A., Motta Rodrigues, T., & Dias Pons, M. E. (2015). Gastronomia e Turismo Cultural: Um Exercício para a Divulgação de Atrativos Turísticos Brasileiros. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 1(02), 183–186. https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.44

Edição

Seção

Dossiê - Turismo e Patrimônio Cultural