O Mundo do Trabalho e Suas Representações na Literatura de Oswaldo França Jr

Autores

  • Carla Prado Lima Silveira Vilela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Angela Maria Rubel Fanini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Márcia dos Santos Lopes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i1.400

Palavras-chave:

Literatura, Mundo do Trabalho, Discursos.

Resumo

Este artigo analisa as construções discursivas sobre o mundo do trabalho no romance O homem de macacão (1972), de Oswaldo França Júnior. A literatura, como um celeiro de vozes que refletem e refratam situações do mundo da vida, traz enunciações que ecoam do mundo do trabalho, temática que abrange as relações humanas e passa, sobretudo, pela linguagem. Autor profícuo, vencedor do maior prêmio literário nacional em 1967, o mineiro França Júnior e sua obra ainda são pouco conhecidos no país. Suas composições ficcionais são permeadas de retratações das atividades produtivas cotidianas, da classe trabalhadora, da “gente do povo”, descritos com uma agudeza ímpar. A obra em questão apresenta o cotidiano de Afonso, funcionário de oficina mecânica que realiza o desejo de infância de tornar-se proprietário de uma. É no ambiente da oficina que se projetam as diversas etapas da vida do mecânico, onde trabalho e vida pessoal se entrelaçam. No âmbito da linguagem e da literatura buscou-se lançar um olhar dialógico sobre o romance, partindo das contribuições de Bakhtin e o Círculo. Para o campo do trabalho, a pesquisa pautou-se nas reflexões de teóricos da tradição materialista histórica, que concebem o trabalho e seus sentidos segundo múltiplas significações. Assim, investigou-se como o escritor construiu a identidade das personagens trabalhadoras, como se deu a transposição do contexto extra-literário e sua formalização no discurso ficcional e o entrelaçamento do trabalho com a vida e as significações ontológicas da função laboral no cotidiano das personagens.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Prado Lima Silveira Vilela, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduada em Letras Português / Inglês. Mestre em Tecnologia e Sociedade. Doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia.

Angela Maria Rubel Fanini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, CNPq.

Márcia dos Santos Lopes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Referências

ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2010a.

______. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Para uma filosofia do ato. Tradução inédita [para fins didáticos] de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza da edição americana Toward a Philosophy of the act (Austin: University of Texas Press, 1993).

______. Problemas da poética de Dostoiévski. 5 ed. Trad.: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 2010b.

______; VOLOSHINOV, V. Marxismo e Filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

FRANÇA JR, O. O homem de macacão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

LAFARGUE, P. O direito à preguiça. E-books Brasil. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/direitopreguica.pdf> Acesso em: 15 julho de 2016.

LAFETÁ, J. L. O romance atual: considerações sobre Oswaldo França Júnior, Rui Mourão e Ivan Ângelo. In: A dimensão da noite. São Paulo: Duas cidades, 2004. (p.241-264).

LOPES, M. A. G. O voo certeiro: a novelística de Oswaldo França Júnior. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2010.

SUPLEMENTO LITERÁRIO: Lembranças de Oswaldo França Júnior. Belo Horizonte, Outubro/2009. Edição Especial. Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, MG.

SENNET, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Trad.: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Record, 1999.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Vilela, C. P. L. S., Fanini, A. M. R., & Lopes, M. dos S. (2017). O Mundo do Trabalho e Suas Representações na Literatura de Oswaldo França Jr. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(1), 68–79. https://doi.org/10.23899/relacult.v3i1.400

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo