Apresentação

Dossiê Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2336

Palavras-chave:

Religiões, Religiosidades, Tempos de Conservadorismos, Intolerâncias

Resumo

Apresentação do dossiê intitulado “Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerâncias”, que se dedica a evidenciar as tensões religiosas em um contexto de exacerbação conservadora. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celso Gabatz

Professor Colaborador e Pós-Doutorando nas Faculdades EST. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em História Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Ciência da Religião e em Docência no Ensino Superior. Possui Graduação em Teologia (Bacharelado) pelas Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Graduação em Sociologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Graduação em Filosofia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) de Batatais, SP. Membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR); da Associação dos Cientistas Sociais de Religião do Mercosul (ACSRM) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Email: celso.gabatz@est.edu.br.

Renan Santos Mattos, Universidade de Santa Maria

Professor da Rede Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e professor da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é tutor da Universidade Federal de Santa Maria, e, desenvolve Estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Maria. Email: renansnatos@gmail.com.

Referências

CAMURÇA, M. A. Um poder evangélico no Estado brasileiro? mobilização eleitoral, atuação parlamentar e presença no governo Bolsonaro. Revista do NUPEM, Campo Mourão, v. 12, p. 1, p. 82-104, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5597. Acesso em 26 jul. 2020.

BIROLI, F. Gênero e Desigualdades. Limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

DIP, A. Em Nome de Quem? A bancada evangélica e o seu projeto de poder. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2019.

LACERDA, M. B. O Novo Conservadorismo Brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre: Zouk, 2019.

LAVAL, C.; DARDOT, P. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

MATTOS, R. S. A laicidade e a educação: reflexões sobre o ensino de história. Revista Espaço Acadêmico, v. 21, n. 231, p. 184-195, nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/57064. Acesso em: 26 jul. 2022.

MONTERO, P. Secularização e espaço público: a reinvenção do pluralismo religioso no Brasil. Etnográfica, Lisboa , v. 13, n. 1, p. 07-16, maio- 2009 .

PY, F.; SENA DA SILVEIRA, E.; VINICIUS REIS FREITAS, M. Apresentação - Os cristãos e a política no Brasil contemporâneo. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 13, n. 39, dez. 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Gabatz, C., & Mattos, R. S. (2022). Apresentação: Dossiê Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerâncias. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2336

Edição

Seção

Dossiê - Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerância