Conhecendo Ciudad del Este: O Outro Lado da Fronteira

Autores

  • Roberto Rigaud Navega Costa PPG Sociedade, Cultura e Fronteiras - Unioeste - Foz do Iguaçu, PR.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1788

Palavras-chave:

Ciudad del Este, Descrição, Paisagem, Fronteira.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor um relato de experiência, a saber, o das percepções obtidas por alguém que passando pela Ponte da Amizade chegue à Ciudad del Este, no Paraguai. A descrição pretende dar uma ideia aproximada da paisagem esculpida pela sociedade local, em sua articulação com os turistas e os sacoleiros, e como este comércio influenciou na formação, arranjo e desenvolvimento da parte comercial da cidade. Como o texto deixa transparecer, fomos inspirados pelos trabalhos de Geografia Regional de Paul Vidal de La Blache, que ao tentar descrever a paisagem de uma determinada região fazia um quadro vívido do que encontraríamos em tal local. Passamos assim, a descrever a topografia, composição da população, táticas de aquisição de clientes/compradores por parte dos comerciantes, a arquitetura local, o arranjo das vias e dos edifícios, visando a estabelecer o quadro geral mais bem explicado, tendo como limitadores o próprio espaço do texto e sua aplicação à comunidade acadêmica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Rigaud Navega Costa, PPG Sociedade, Cultura e Fronteiras - Unioeste - Foz do Iguaçu, PR.

Bacharel em Filosofia; Mestrando no PPG Sociedade, Cultura e Fronteiras - Unioeste - Foz do Iguaçu, PR.

Referências

CARDIN. Eric Gustavo. A Expansão Do Capital E As Dinâmicas Da Fronteira. Tese (Doutorado em Sociologia). Araraquara: UNESP, 2010.

_____________________. Sacoleiros e Laranjas na Tríplice Fronteira: uma análise da precarização do trabalho no capitalismo contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Araraquara: UNESP, 2006.

COLOGNESE, Silvio Antônio; CARDIN, Eric Gustavo. As Ciências Sociais nas Fronteiras: Teorias e Metodologias de Pesquisa. Cascavel: JB, 2014.

CORRÊA, Roberto Lobato. A Rede Urbana. São Paulo: Ática, 1989.

FABRÍCIO, Deyse Cristina Brito; VITTE, Antonio Carlos. Paul Vidal de La Blache e a Geografia Francesa: do Contexto Histórico às Monografias Urbanas. Cordis. História, Arte e Cidades, n. 6, jan./jun. pp. 301-332, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/cordis/

article/view/10302/7691. Acesso em 16 set. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

_________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

La Blache, Paul Vidal de. Transcrito dos Annales De Géographie, 22 (124): 289·299, 1913. Titulo do original: "Descaractères distinctifs de la Géographie". Tradução de Odete Sandrini Mayer.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis. 21ª edição. Coleção Pesquisa Social. Ed Vozes. 2002.

RABOSSI, Fernando. Nas ruas de Ciudad del Este: Vidas e vendas num mercado de

fronteira. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2004.

TISSIANO, Gabriel Merlini. Início e Dinâmica da Aglomaração Urbana de Fronteira: Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. I Simpósio Nacional de Geografia e Gestão Territorial e XXXIV Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Costa, R. R. N. (2021). Conhecendo Ciudad del Este: O Outro Lado da Fronteira. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(6). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1788

Edição

Seção

I - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas