Campo político a partir da perspectiva de Bourdieu e do poder: implicações no campo jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1740Keywords:
Política, Poder, Pierre Bourdieu, Campo jornalístico, Poder simbólicoAbstract
Acreditamos que para compreender o funcionamento de regimes e instituições, é fundamental estudarmos o campo político e suas implicações sociais e culturais, como parte do processo de consolidação das democracias. Conhecer os elementos que formam e delimitam a cultura política de uma sociedade é tarefa fundamental para compreender como funcionam suas instituições políticas e os fatores que legitimam os agentes políticos que controlam tal sociedade. Nesse sentido, trabalharemos aqui, com a perspectiva de poder definida por Pierre Bourdieu, cujo entendimento é de que o poder só pode ser exercido mediante capital e no interior do próprio campo. Ou seja, dentro do campo político. E a posição dominante dentro do campo político está intimamente ligada a sua maior acumulação de capital, seja ele cultural, intelectual, econômico ou representado nas suas mais diversas formas, podendo ou não, estar acumulado. Desta forma, é pertinente ressaltar a necessidade de distinguir o campo de produção do campo de consumo no entendimento das ocorrências políticas. Na mesma linha, quando pensamos nos grandes grupos midiáticos existentes no Brasil, em especial os jornais por nós analisados – O Globo e O Estado de São Paulo – verificamos que o poder simbólico exercido pelo campo jornalístico, é capaz de legitimar discursos e influenciar as massas, interferindo assim, nas questões políticas. Deste modo, pretendemos analisar o conceito político a partir da perspectiva de Pierre Bourdieu, bem como, o poder simbólico dos impressos e suas implicações nos processos eleitorais.Metrics
References
ABREU, Alzira Alves de, et al (Orgs.) Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001.
BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2015.
__________. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70 LDA, 2016.
__________. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
__________. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
__________. Sobre televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997.
__________. BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 353, ebook.
FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo, da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
MENDONÇA, Sonia Regina de. FONTES, Virginia Maria. História do Brasil recente – 1964-1992. 5.ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2006. 110p.
ORTIZ, Renato. O mercado de bens simbólicos. In: ORTIZ, R. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2011.
____________. (Org.). Pierre Bourdeiu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
PINTO, Céli Regina Jardim. O poder e o político na teoria dos campos. In: Revista Veritas, v.41, n.º 162, Porto Alegre: EdiPUCRS, 1996.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4.ª edição. Rio de Janeiro:
SWARTZMAN, Simon. Bases do autoritarismo brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 1982.
SITES
CPDOC Fundação Getúlio Vargas, verbete “constituição 1988”, disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/constituicao-de-1988, acesso em março de 2019.
Gazeta de Alagoas (http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=320412, acesso em 13/10/2019).
Jornal do Brasil (https://www.jb.com.br/news_archive, acesso em 13/10/2019).
Jornal O Globo (https://acervo.oglobo.globo.com/, acesso em maio de 2017).
Jornal O Estado de São Paulo (https://acervo.estadao.com.br/, acesso em maio de 2017).
Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo/historiaoral/fichas-tecnicas/ex-presidente-da-republica/fernando-collor/biografia acesso em 03/07/2019).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.