A dimensão cidadã do direito à cidade: mobilidade urbana para as pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i1.1724

Palavras-chave:

Acessibilidade urbana, Cidadania, Direito à cidade, Pessoas com deficiência.

Resumo

Tendo em vista que a mobilidade cotidiana exerce grande relevância na dinâmica da sociedade contemporânea, sendo uma condição essencial para garantir o direito à cidadania, o trabalho objetiva discutir a importância do direito à acessibilidade urbana aplicada às pessoas com deficiência em geral, enquanto instrumento para o alcance da expressão cidadã do direito à cidade. Adota-se o método bibliográfico, mediante revisão da literatura especializada nos temas do trabalho, a partir de uma integração teórica entre direito e urbanismo. Dessa maneira, dentre os resultados e conclusões atingidas, é possível afirmar que a acessibilidade na esfera urbanística é instrumento capaz de promover a inclusão social desse grupo, além de servir como fundamento constitucional para alcançar o ideal de cidadania constitucional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luiz Pereira Spinieli, Universidade Estadual Paulista / Mestrando em Direito

Mestrando em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor, em estágio docência, de Direito Civil na UNESP. Advogado.

Letícia de Paula Souza, Universidade Federal de Uberlândia / Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estagiária no setor de Divisão de Projetos da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura Universitária e pesquisadora, na área de estudos urbanos e cidades na contemporaneidade, vinculada ao Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC).

Referências

AGUIAR, Fabíola de Oliveira. Acessibilidade relativa dos espaços urbanos para pedestres com restrições de mobilidade. 2010. 190 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências, Departamento de Engenharia de Transportes, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

ARAÚJO, Luiz Alberto David; JÚNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de direito constitucional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.

BRASIL. Decreto nº. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2004.

BRASIL. Lei nº. 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2015.

BRASIL. Ministério das Cidades. Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Cadernos M Cidades nº. 6. Brasília, 2004.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010.

LANCHOTI, José Antônio. Construindo a cidade acessível. Brasília, 2006.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEITE, Flávia Almeida Piva. Acessibilidade na cidade: um direito fundamental. Revista Diritto & Diritti, Itália, 2011.

MAGAGNIN, R. C. Cidades acessíveis: o planejamento da infraestrutura para a circulação de pedestres. In: Maria Solange G. de C. Fontes, Norma Regina T. Constantino e Luis Cláudio Bittencourt (Org.). Arquitetura e urbanismo: novos desafios para o século XXI. Canal 6. Bauru. 2009.

PUCCI, Paola; VECCHIO, Giovanni. Mobilità e inclusione sociale: pianificare per vite sempre più mobili. XXI Conferenza Nazionale Siu Confini, Movimenti, Luoghi, Politiche e Progetti per Citta e Territori in Transizione, Università degli Studi di Firenze, Giunio, 2018.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Spinieli, A. L. P., & Souza, L. de P. (2020). A dimensão cidadã do direito à cidade: mobilidade urbana para as pessoas com deficiência. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i1.1724

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo