Coleta Seletiva do Lixo: uma proposta para o ensino de Matemática em Educação Ambiental

Autores

  • Jean Ocyr Dutra Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja
  • Lidiane Schimitz Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1689

Palavras-chave:

Coleta seletiva do lixo, Formação docente, Matemática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar o relato de uma experiência diferente realizada com as turmas do Ensino Médio de uma escola estadual situada na cidade São Borja no estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com bolsistas do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID. O objetivo da atividade foi desenvolver ações sustentáveis com os alunos em relação à coleta seletiva do lixo e sobre a sua importância na preservação do meio ambiente, utilizando essa proposta de educação ambiental para ensinar matemática de maneira contextualizada e aderir aos pressupostos de uma aprendizagem significativa. A prática gerou uma grande mobilização na mobilidade escolar, bem como grandes reflexões sobre a formação docente dos bolsistas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente. Brasília – DF: A Secretaria, 2012.

CÂNDIDO, Patrícia Teresinha. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, Katia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-28.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o Educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2010.

GARCIA, Fernanda Hart; GARCIA, Denis Silva. As práticas do Pibid como instrumentos na construção dos saberes docentes. In: TONIOLO, J. M; HERMES, G. U. (Orgs); PIBID - IF Farroupilha: desafios de ensinar e aprender. São Leopoldo: Oikos, 2016.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

MOREIRA, Marco Antônio Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

SANTOS. Júlo César Furtado dos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre – RS: Mediação, 2013.

VEIGA. Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas-SP: Papirus, 2009.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Dutra Chaves, J. O., & Schimitz Lopes, L. (2020). Coleta Seletiva do Lixo: uma proposta para o ensino de Matemática em Educação Ambiental. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6. https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1689

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)