Leituras e escritas de si e do outro: a sala de aula como ambiente multicultural

Autores

  • Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1561

Palavras-chave:

Leituras, Escritas, Sala de Aula, Multiculturalismo, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente trabalho busca discutir as decorrentes consequências da invasão de atitudes e opiniões leigas e do olhar “voyerísta” e massificado em relação às diferentes culturas que se relacionam, particularmente, nas salas de aula e em outros espaços escolares. Procurei analisar como o trabalho com a literatura e outras artes poderia servir para ajudar o homem a falar do homem - de si e do outro. Explicitei algumas possibilidades de prática docente que estimulam a construção de narrativas a partir da leitura contextualizada de textos pré-selecionados que dessem conta de dados culturais, a fim de promover a alteridade no ambiente escolar. O ponto central de minha preocupação está voltado para as possibilidades de articular o material selecionado para o trabalho feito em sala de aula com a perspectiva do pensamento antropológico junto à prática docente, pretendendo ajudar a delimitar materiais que contribuam para a alteridade e, por decorrência, o conhecimento dos elementos culturais e sociais de diferentes grupos humanos, e aplicá-lo ao trabalho do educador não só com os alunos, mas com si próprio, ajudando-o a desnaturalizar olhares e desvelar a polifonia existente nos espaços escolares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Fontes Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Didática e Prática de Ensino de Português - Literaturas do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Edições 70, Lisboa, 1980.

______________. Elementos de semiologia. Lisboa: Edições 70, 1981.

______________. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.

______________. A Mensagem Fotográfica. Teoria de Cultura de Massas, Adordo et al. Luis Costa Lima, org - #. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

______________. A mensagem fotográfica. Lisboa : Edições 70, 1984. p 13-25.

______________. Aula. São Paulo: Cultrix, 2001. 9a edição

BECEYRO, Raúl. Ensayos sobre fotografia. Buenos Aires : Arte y Libros, 1980.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Les exclus de l´intérieur. Le Monde de l´Éducation, Paris, n.338, juil./août, 2005.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Edditora Ática, 1999.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros Ensaios. Papirus, Campinas, 1994.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

LADJALI, Cécile. Rechercher le vertife. Le Monde de l´Éducation, n. 338, Paris, juil./août, 2005.

SONTAG, S. Ensaios Sobre a Fotografia. Rio de Janeiro, Arbor, 1981.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Rocha, A. F. C. da. (2019). Leituras e escritas de si e do outro: a sala de aula como ambiente multicultural. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1561

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura