Romance e Discurso Considerações sobre algumas das ideias de Mikhail Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i3.1419Keywords:
Discurso, Gênero, Mikhail Bakhtin, Romance.Abstract
Neste artigo serão apresentadas algumas das ideias de Mikhail Bakhtin explicitadas em três de suas obras mais importantes: Estética da Criação Verbal (1979), Problemas da poética de Dostoiévski (1929), A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1965) e Questões de literatura e de estética (1975). O objetivo é mostrar como os conceitos de polifonia e carnavalização são por ele apresentados e como elaborou sua concepção de literatura, partindo da ideia de gênero, considerando-a, em essência, um discurso no qual todo o signo é motivado e, portanto, ideológico. Nessa apresentação também será possível perceber como nessas obras há uma continuidade temática cuja proposta está ligada a construção de sua teoria sobre o romance; uma teoria que, quando comparada com outras teorias literárias, se mostra mais abrangente e flexível, uma vez que incorpora ao seu discurso diferentes falas e estilos.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.