Caravana Territórios do Petróleo: uma experiência de Educação Ambiental inovadora na Bacia de Campos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.998Palavras-chave:
Territórios do Petróleo, Caravana Territórios do Petróleo, SensibilizaçãoResumo
O Projeto Territórios do Petróleo (PTP) é um projeto de Educação Ambiental que atende à uma condicionante do Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA. O referido projeto atua de maneira direta e indireta sobre a população de 10 municípios da Bacia de Campos (BC), buscando implementar medidas de mitigação de impactos socioambientais de licenciamento ambiental causados pela exploração de petróleo e gás na região. O foco deste trabalho situa-se no relato da experiência pedagógica constituída pelo evento itinerante denominado “Caravana Territórios do Petróleo”. Esta atividade foi realizada nos 10 municípios de abrangência do PTP e contava com um conjunto de espaços e dinâmicas elaboradas pela equipe do projeto, buscando proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor, diferenciado e lúdico, consequentemente mais atrativo para a participação dos sujeitos da ação educativa.
Referências
IBAMA - INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Nota Técnica CGPEG/DILIC/IBAMA Nº 01/10. Diretrizes para a elaboração, execução e divulgação dos programas de educação ambiental desenvolvidos regionalmente, nos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás. Rio de Janeiro, 2010.
PETROBRAS. Plano de Trabalho do Projeto de Educação Ambiental – “Projeto Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos”. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.