Discursos Identitários E A Posição Como Sujeito Terranovense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i2.917

Palavras-chave:

Discursos Identitários, Filhos De Colonos, Terra Nova Do Norte.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal trazer algumas reflexões vinculadas aos discursos identitários, bem como a posição sujeito terranovense de três entrevistados que chegaram ainda crianças, juntamente, ao local. A pesquisa foi realizada a partir dos procedimentos da História Oral Temática, por meio de entrevistas com perguntas relacionadas ao posicionamento dos três filhos de colonizadores do município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso. O aporte teórico fundamentou-se nas contribuições de Stuart Hall (2006), Hugo Achugar (2016), Homi Bhabha (1998) e Zygmunt Bauman (2005).

Palavras-Chave: Discursos Identitários; Filhos De Colonos; Terra Nova Do Norte.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanderley da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela (FAFIJAN) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul-PR (2002) ; pós-graduação em Informática na Educação pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIVE (2005) e atualmente é Mestrando em Estudos Literários no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLETRAS) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Sinop-MT. É Professor concursado em Língua Portuguesa na Rede Estadual de Mato Grosso, lotado na Escola Estadual 12 de Abril em Terra Nova do Norte-MT (2011); atua no Ensino Fundamental e Médio.

Rosana Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso: Sinop, MT

Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva da UNEMAT,(Universidade do Estado do Mato Grosso), campus de Sinop, do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras). Tem experiência na área de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitor, teoria do texto poético, literatura brasileira produzida em Mato Grosso. Integra o grupo Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas; é membro do Grupo de Trabalho ?Leitura e Literatura Infantil e Juvenil? (ANPOLL). É editora do periódico on line do curso de Letras da UNEMAT, de Sinop, Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018), desde 2008.

Referências

ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Tradução: Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: UFMG, 2016.

BAUMAN, Z. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

FRIGERI, Neiva. Primeiras famílias que chegaram a Terra Nova do Norte-MT. Fotografia 1, 1979.

FRIGERI, Juseli. Juseli Frigeri: depoimento [jun. 2018]. Entrevistador: Vanderley da Silva. Terra Nova do Norte, MT, 2018. 01 gravador de celular. Entrevista concedida para a escrita do artigo Discursos identitários e a posição como sujeito terranovense.

_____. Dança Gaúcha no CTG de Terra Nova do Norte-MT. Fotografia 3, 2016.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro-RJ: DP & A, 2006.

_____. Identidade cultural e diáspora. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, IPHAN, 1996, p. 68-75.

MEIHY, J. C. S. B. Definindo história oral e memória. São Paulo: Cadernos CERU, 1994.

SANTOS, Volmir Zambenedete dos. Volmir Zambenedete dos Santos: depoimento [jun. 2018]. Entrevistador: Vanderley da Silva. Terra Nova do Norte, MT, 2018. 01 gravador de celular. Entrevista concedida para a escrita do artigo Discursos identitários e a posição como sujeito terranovense.

SCHWANTES, Norberto. Uma cruz em Terra Nova. Brasília: Edição do Autor, 2008.

SITE PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE. 2018. Vista aérea de Terra Nova do Norte-MT. Fotografia 2. Disponível em <http://www.terranovadonorte.mt.gov.br>. Acesso em: 15 abr. 2018.

ZAMONER, Marivânia. Marivânia Zamoner: depoimento [jun. 2018]. Entrevistador: Vanderley da Silva. Terra Nova do Norte, MT, 2018. 01 gravador de celular. Entrevista concedida para a escrita do artigo Discursos identitários e a posição como sujeito terranovense.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

Silva, V. da, & Silva, R. R. da. (2019). Discursos Identitários E A Posição Como Sujeito Terranovense. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i2.917

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo