Feira Cultural e Científica: Brasil e Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.914Palavras-chave:
Cultura brasileira, emigrantes brasileiros, Brasil- Estados UnidosResumo
Resumo
O presente artigo é o relato de experiência da primeira Feira Cultural e Científica Brasil e Estados Unidos, realizada entre os dias 02 a 05 de novembro de 2017 em Framingham (Massachusetts), nos EUA. O objetivo da feira foi fortalecer a cooperação cultural entre a comunidade brasileira nos Estados Unidos e a comunidade acadêmica americana, assim como proporcionar uma integração entre as comunidades acadêmicas brasileira e a americana compostas por professores e alunos, americanos e emigrantes. Neste artigo os autores descrevem as atividades que foram realizadas na feira e propõem uma reflexão a partir desta experiência. A maioria dos participantes elogiou a iniciativa, a qual foi destacada como muito enriquecedora para intercâmbio de conhecimentos, por outro lado destacam-se o workshop na Harvard e a visita técnica ao MIT (Massachusetts Institute of Technology). Muitos apontaram como ponto frágil a má distribuição do tempo, ficando o evento um pouco cansativo devido à quantidade de atividades realizadas, e sugeriram que o evento se repita de forma aprimorada.
Referências
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e não ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1998.
FLORES, Gabriel, “Sin arte no se puede pensar en cambios sociales”. El Comercio,Tendencias-Cultura, Quito, 12 mai, 2017. http://www.elcomercio.com/tendencias/dorissommer-arte-sociedad-charla-universidadandinasimonbolivar.html Acesso em: 20 de jul. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1988.
SOMMER, Doris. The Work of Art in the World: Civic Agency and the Public Humanities. Durham: Duke University Press, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.