Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.886Palavras-chave:
Palavras-chave, Discurso digital. Sentidos. Esquerda. Movimento Escola sem Partido.Resumo
Os discursos a partir do ambiente digital foram ressignificados, assim como os sujeitos e sentidos passaram a ter uma nova constituição. Com isso, esse trabalho busca compreender os sentidos que podemos estabelecer a partir do termo “esquerda”, empregado nos discursos dos seguidores do movimento Escola sem Partido em sua página oficial no Facebook. Para tentar estabelecer esses sentidos, nos embasamos na teoria da Análise de Discurso de linha francesa, mobilizando principalmente os conceitos sobre discurso, acontecimento e memória digital, além do conceito de máquina ideológica. A partir da análise percebemos que as formações discursivas (FDs) em torno do termo “esquerda” vêm sempre imbuídas de negatividade e associadas a algo ruim. O que implica em um assujeitamento dos sujeitos inscritos nessas FDs por estarem sendo afetados por uma instituição que funciona como uma “máquina ideológica”, aqui posta como o movimento ESP.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.