Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala

Autores

  • Hermogenes De Sousa Cerqueira Filho Universidade Federal do Pampa
  • Danilo Pedro Jovino Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i4.833

Resumo

O presente trabalho é desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja - RS, especificamente no curso de Licenciatura em Ciências Humanas, em financiamento com o CNPq e CAPES, desenvolvem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, uma política pública educacional em parceria com a universidade e o Colégio Estadual Getúlio Vargas. O objetivo deste trabalho é verificar se as metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas em sala, estão orientando os alunos de maneira que os levem a conhecer sua herança cultural, tendo como fonte primaria de conhecimento o patrimônio cultural de São Borja. O grupo de pibidianos do subprojeto história, no decorrer do ano de 2017, desenvolveram um projeto de educação patrimonial com alunos do 8º ano do ensino fundamental. No decorrer das aulas surgiu a necessidade de verificar se os alunos estavam conseguindo relacionar o conteúdo ministrado nas aulas, com o patrimônio existente na cidade, através de um questionário aberto. Assim pautados pela a metodologia quali-quanti e os métodos historiográfico, hermenêutico e analítico desenvolvemos a presente pesquisa. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicaram que os alunos conseguiram assimilar a teoria e relaciona-la com a pratica, ou seja, compreender o que é patrimônio cultural e conhecer os patrimônios que fazem parte da sua história. Além de indicar uma satisfação com programa, as metodologias utilizadas em sala e o tema escolhido para o ano letivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAQUERO, Marcello. Pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi. Patrimônio: discutindo alguns conceitos. Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História, Maringá, v. 10, n. 3, p.79-88, 2006.

GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de Educação Patrimonial. Brasília: IPAHN, 2007.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Iphan, 1999.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza de (org) Pesquisa Social: Teoria Método e Criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes 2002.

RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas 6 ed. Campinas: Papirus, 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Cerqueira Filho, H. D. S., & Jovino, D. P. (2018). Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v4i4.833

Edição

Seção

Dossiê - COINTER